segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FORTALEZA DE SÃO JOÃO - 8º ANO




                        No dia 14/07/2011, os alunos do 8o Ano do Ensino Fundamental  fizeram  uma visita a Fortaleza  de São João . Um grande passeio pela história da cidade do  Rio de Janeiro a partir do local de sua fundação. 
           A Fortaleza está localizada na entrada
da Baía de Guanabara.




O complexo de fortificações onde hoje se situa a Fortaleza de São João começou a ser erguido na época do desembarque de Estácio de Sá, em 1o de março de 1565, por ocasião da fundação da cidade do Rio de Janeiro, na várzea entre os morros Cara de Cão e o Penedo da Urca (Pão de Açúcar). Inicialmente, as instalações eram precárias, porém, com o passar do tempo, foram sendo ampliadas e reforçadas, transformando a primitiva fortificação em um conjunto de obras espalhadas e que veio a ser chamada de Fortaleza de São João.
 O local além de abrigar a fortaleza é um dos sítios históricos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, pois foi lá que Estácio de Sá fundou a cidade. Hoje, existe no mesmo local uma réplica do marco histórico. 

                                         Forte São José (algumas das 17 casamatas)


Pão de Açúcar (atrás), Cara de Cão (na frente) e Forte São José (esquerda) vistos da Baía da Guanabara durante o passeio no rebocador Laurindo Pitta que parte do Espaço Cultural da Marinha, Praça XIV.