segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Represa de Ribeirão das Lajes: tesouro escondido no Vale do Paraíba 9º ANO





Represa de Ribeirão das Lajes: tesouro escondido no Vale do Paraíba



Em 05_/09_ /2012, os alunos do 9o Ano do Ensino Fundamental farão uma visita a REPRESA RIBEIRÃO DAS LAGES.Uma proposta interdisciplinas que envolve as equipes de Geografia( profª Juliere ) , História ( profª Fátima ) e Ciências ( profª Helena Maria ).
                      
        Um dos locais mais importantes para a infraestrutura da capital e também um dos mais históricos e bonitos do estado do Rio. Este é o Reservatório de Ribeirão das Lajes, que pertence à Light e à parte dos municípios de Rio Claro, Piraí e Barra do Piraí, mas ainda é um ponto turístico pouco conhecido do Vale do Paraíba. A represa, construída em 1905 e situada a aproximadamente 80 quilômetros da capital, com 450 bilhões de litros de água que se estendem por uma área de 3 mil hectares e provenientes dos rios Piraí e Ribeirão das Lajes, abastece 11% da região metropolitana do Rio de Janeiro. A energia gerada pela instalação também é responsável por 17% da eletricidade carioca.

O que uma parcela pequena da população ainda não sabe é que é possível visitar o reservatório e apreciar suas magníficas paisagens de duas formas: conhecendo o Clube de Pesca de Piraí, que fica dentro de propriedade da Light, e agendando uma visita na própria empresa responsável pelo abastecimento de energia da capital.


A Represa de Ribeirão das Lajes é formada pelos Ribeirões Pires, da Prata e Machado e pelo Rio Piraí, e abrange as terras dos municípios de Rio Claro e Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Possui uma área total de 204km² e ocupa o lugar onde outrora existia a cidade de São João Marcos que foi inundada em 1943. Foi transformada em reserva ecológica e pode ser percorrida por diversas trilhas. Na área de Rio Claro ela se estende por, aproximadamente, cerca de 25% de seu território. Suas águas seguem para a Usina de Fontes para a produção de energia elétrica pela empresa Light, de onde partem para se juntarem ao rio Sant´Ana e formar o Rio Guandu. Estas águas abastecem de água potável a Região Metropolitana do Rio de Janeiro através de duas tubulações onde são recolhidas as águas limpas da barragem (estas águas são apenas cloradas) e da Estação de Tratamento de Guandu, pertencente à CEDAE, onde são  tratadas e distribuídas no município do Rio de Janeiro.