quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXERCÍCIOS PARA AS TURMAS DO 7º ANO

EXERCÍCOS DE REVISÃO II

1. Classifique os pronomes oblíquos destacados nas orações como objeto direto ou indireto.
a) Faz tempo que não o vejo tão animado.
b) Emprestei-lhe o vestido e ela nunca agradeceu.
c) Caio deu-nos grande satisfação com sua aprovação no vestibular.
d) Os livros? Eu não os peguei.
e) Encontrei-os chorando no meio da rua.

2. Reconheça a função sintática dos termos destacados nas orações a seguir.
a) Dizem-me sempre as mesmas coisas.
b) Deram-me uma nova oportunidade.
c) Júnior ofereceu-nos um ótimo jantar.
d) Emprestei-lhe a minha bicicleta nova.

3. Reescreva as orações, substituindo os objetos direto e indireto pelo pronome oblíquo adequado.
a) Vou comprar um presente para meu tio.
b) Ele fez o dever de casa com muita atenção.
c) Por favor, põe os copos no armário.
d) Enviei um presente para minha mãe.
e) É preciso desenvolver o turismo no Brasil.
f) Contei aos meus amigos.
g) Eles assistiram a reportagem com bastante atenção.
h) Pedro encarou o problema de frente.
i) Carlos telefonou para meus avós no fim de semana.

4. Reescreva as orações do exercício anterior nos tempos e modos indicados a seguir.
a) Pretérito perfeito do indicativo
b) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo
d) Futuro do pretérito do indicativo
e) Pretérito perfeito do indicativo
f) Futuro do presente do indicativo
g) Pretérito imperfeito do indicativo
h) Pretérito mais-que-erfeito do indicativo
i) Futuro do pretérito do indicativo