terça-feira, 26 de outubro de 2010

Divirta-se com a Matemática


É bom saber! são questões de desafios!

1) A idade de Laurinha (em anos) é um número:

ímpar, divisível por 3, compreendido entre 20 e 30 e que satisfaz a inequação 2x - 3 ( x + 7 ) > - 46.

Qual é a idade de Laurinha?

2) Eu e minha filha aniversariamos hoje, e no dia de hoje, a minha idade é o triplo da dela. Daqui a dois anos a soma de nossas idades será 56 anos.

Quando minha filha nasceu, eu tinha quantos anos?

3)



4) O problema, a seguir, é um poema hindu do século VII que representa uma situação-problema e que você deve resolvê-lo usando a linguagem das equações.
Um colar se rompeu quando brincavam dois namorados
Uma fileira de pérolas escapou
A sexta parte dessas pérolas ao solo caiu
A quinta parte na cama ficou
Um terço pela jovem se salvou
A décima parte o namorado recolheu
E com dezoito pérolas o colar ficou

Diga-me, leitor, quantas pérolas tinha o colar dos namorados?

5) Ângelo construiu um ângulo de trinta graus em uma folha. Se ele observar a figura com uma lente que aumenta duas vezes, quantos graus passará a ter o ângulo?