terça-feira, 5 de outubro de 2010

BRINCANDO E APRENDENDO - IP2






















As brincadeiras e os jogos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino aprendizagem, a criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através destas atividades lúdicas (brincadeiras e jogos). Na escola, as atividades de brincar/jogar terão sempre objetivos didáticos pedagógicos e tendem a propiciar o desenvolvimento integral do educando.
A criança, desde muito cedo, se comunica através de gestos, sons e mais tarde, em suas brincadeiras, já que cria vários personagens. As brincadeiras e jogos estimulam a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, o desenvolvimento do ser enquanto pessoa e também enquanto ser social.
A alegria dos alunos do IP2 foi notória, ao brincarem com as peças do Baú de Encaixe.
Através desta divertida atividade, as professoras exploraram variados conteúdos, tais como: sequência, associação numeral x quantidade, cores, conceito de muito e pouco, dentre outros. Após, ficou muito mais fácil realizar as atividades referentes a quantidades, oferecidas pelo livro de Matemática.
Mais uma vez as crianças aprenderam brincando!


"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)


Tarefa de casa: sugerimos explorar sequências e quantidades, através de grãos e massa de modelar. Com certeza as crianças vão adorar!