quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Projeto Pintando o Sete: Romero Britto






Projeto da Educação Infantil: “ Pintando o Sete com Romero de Britto” Romero de Britto é um artista inovador, que expressava em suas manifestações artísticas alegria e paz, já que possui como característica principal a utilização de diversas cores e formas. Como o próprio artista afirma, “...passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida”.... Porém, na grandiosidade de sua obra, com certeza ele consegue estender esta luz e esta cor a vida de muita gente Pensando em sua simplicidade e no uso de formas tão próximas do mundo das crianças a Educação Infantil desenvolveu um projeto baseado em suas obras. Os alunos desenvolveram a habilidade de “ler o mundo”, com sensibilidade e criatividade, explorando os elementos do seu entorno. Estas conquistas podem ser percebidas através dos trabalhos artísticos elaborados, onde as crianças deixaram de ser meras apreciadoras da arte e passaram a artistas. Neste momento, foi possível perceber a alegria e o envolvimento com que os discentes conseguiam se expressar. Os alunos fizeram variadas atividades: estudaram a vida e as características principais de Romero de Britto, fizeram releituras de telas e esculturas, desenhos espontâneos, exploraram imagens, pinturas com as mãos, dedos, pincéis e outros instrumentos, exploraram texturas, formas e cores, dentre outras. Tal projeto proporcionou a ampliação do vocabulário, a organização do pensamento lógico, o aprimoramento da percepção visual, a organização espacial, a integração família X escola e a criatividade. Sempre que uma tarefa era desenvolvida, as crianças eram levadas pelas professoras, ao questionamento de diversos aspectos, tais como: O que acharam da imagem? Do que mais gostaram? Quais cores o artista usou? O que acham que o artista queria expressar no momento em que a obra foi construída? Para concretizar as manifestações criativas dos alunos foi utilizado como suporte: tinta, papelão, jornal, garrafas pet, apliques, isopor, tecido, bandeja de frutas, giz, papel pardo, tampinhas, recortes, guarda-chuva, CDs, rolos, Eva, paetes,... Como culminância, foi preparada uma grande exposição aberta aos pais e apresentação de um make-off através de fotos feitas durante o desenvolvimento do projeto.