sábado, 11 de setembro de 2010

Livro: O Andar do Bêbado


Recomendo aos alunos que vão prestar vestibular e quem está estudando probabilidade e estatística a leitura do livro "O Andar do Bêbado".

O livro conta uma breve história da probabilidade e da estatística, desde os primeiros estudos a respeito de primitivos jogos de azar da Idade Média, até o início do século XX.

De acordo com o site de uma livraria ela descreve o livro da seguinte maneira:
"O que determina o sucesso ou o fracasso de uma empreitada? Em O Andar do Bêbado, o físico Leonard Mlodinow combina os mais diferentes exemplos para mostrar que notas escolares, diagnósticos médicos, sucessos de bilheteria e resultados eleitorais são, como muitas outras coisas, determinados em larga escala por eventos imprevisíveis. Num tom irreverente, o autor costura casos emblemáticos a teorias matemáticas, citando pesquisas e exemplos presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina. Segundo Mlodinow, os processos aleatórios são fundamentais na natureza e onipresentes em nossa vida cotidiana. Ainda assim, a maioria das pessoas não os compreende nem pensa muito a seu respeito. Como não estamos preparados para lidar com o acaso, muitas vezes tomamos decisões erradas por ignorá-lo, apoiados na ilusão de controle."

O Andar do Bêbado: Como O Acaso Determina Nossas Vidas
  • Editora: Jorge Zahar
  • Autor: LEONARD MLODINOW
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 264