1. Os advérbios são palavras invariáveis em género e em número que modificam verbos, adjectivos, outros advérbios ou frases. Podem ser organizados em várias subclasses e são , normalmente, classificados de acordo com a circunstância que exprimem.
1.1 Subclasse dos advérbios
Advérbios de tempo - hoje, ontem, anteontem, amanhã, antes, depois, agora, ainda, cedo, tarde, já, depois, logo, antigamente, outrora, sempre, nunca*, jamais*, etc
Advérbios de lugar - abaixo, acima, acolá, adiante, ali, aí, além, aqui, cá, dentro, atrás, debaixo, perto, longe, junto, algures, defronte, etc.
Advérbios de modo - bem, mal, assim, depressa, devagar, debalde, sobretudo, muitos advérbios terminados em –mente, como felizmente, tranquilamente, etc.
Advérbios de afirmação - sim, certamente, efectivamente, decerto, etc.
Advérbios de negação - não *
Advérbios de quantidade/intensidade - bastante, assaz, muito, pouco, bem, tanto, tão, quanto, demais,
Advérbios de dúvida - mais, menos, quase, etc.talvez, acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, etc.
Advérbios de inclusão - até, inclusivamente, mesmo, também, etc.
Advérbios de exclusão - apenas, só, somente, senão, unicamente, exclusivamente, etc.
Advérbios interrogativos:
de lugar - onde?
de tempo - quando?
de modo - como?
de causa - porque?
2. Locuções adverbiais
Uma locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que tem uma função semelhante à de um advérbio. Normalmente, é formada por uma preposição e um nome, ou adjectivo ou advérbio.
Tal como acontece com os advérbios, as locuções adverbiais também se inserem em diferentes subclasses.
2. 1 Subclasses das locuções adverbiais
Locuções adverbiais de tempo - à noite, de manhã, à tarde, de dia, de noite, em breve, pela manhã, de vez em quando, etc.
Locuções adverbiais de lugar - ao lado, de longe, de perto, por ali, por aqui, por perto, à direita, à esquerda, de cima, etc.
Locuções adverbiais de modo - à pressa, à vontade, em silêncio, de cor, em vão, ao acaso, a custo, etc.
Locuções adverbiais de afirmação - com certeza, sem dúvida, etc.
Locuções adverbiais de negação - de modo nenhum, de forma alguma, etc.
Locuções adverbiais de quantidade/intensidade - de pouco, de todo, etc.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
FIXANDO OS ADVÉRBIOS E AS LOCUÇÕES ADVERBIAIS
ROTEIRO DE LEITURA DO LIVRO "O PEQUENO PRÍNCIPE" - PARADIDÁTICO ADOTADO PARA AS TURMAS DO 7º ANO NO 2º BIMESTRE
- OBSERVE COM BASTANTE ATENÇÃO OS SEGUINTES PONTOS DURANTE A LEITURA.
1) Características do protagonista.
2) Tipo de narrador e suas características de acordo com essa história.
3) Características dos personagens (a rosa, a serpente, a raposa, etc.)
4) A questão da inteligência sob a ótica da criança e do adulto.
5) Os relacionamentos e o ensinar a aprender.
6) A questão do sigilo.
7) A importância dos desenhos do protagonista na história
8) O significado de "domar' no contexto da história.
9) A importancia dos assuntos sérios na história.
10) O significado dos símbolos (estrela, trens, deserto, água, etc.).
11) Mensagem principal ou mensagens principais.
12) Desfecho.
ATENÇÃO! SEMPRE QUE RELEMOS UM LIVRO FAZEMOS NOVAS DESCOBERTAS.
sábado, 21 de maio de 2011
CONTEÚDO PARA AS TURMAS DO 6º ANO
A carta, de modo geral, é um meio de comunicação através do qual enviamos mensagens mais longas a pessoas que estão distantes.
Quando enviamos uma carta a familiares, amigos ou pessoas com quem temos intimidade, ela é chamada de carta pessoal.
Toda carta possui partes específicas que não podem ter sua posição alterada na organização do texto, ou serem eliminadas.
As partes que constituem uma carta são:
1) data por extenso;
2) saudação ou vocativo;
3) corpo do texto ou desenvolvimento do assunto;
4) despedida e
5) assinatura.
Às vezes, depois que terminamos a carta, lembramos de uma determinada informação que esquecemos de incluir no corpo do texto. Nesse caso, não é necessário passar todo o texto a limpo. Podemos fazer o seguinte:
Logo após a assinatura e grudado à margem do papel escrevemos a sigla P.S., que significa POST SCRIPTUM (expressão latina, que significa “depois de escrito”). Essa é a única parte de uma carta que é opcional, ou seja, só é utilizada quando esquecemos de transmitir alguma informação no desenvolvimento do texto da carta.
As cartas são escritas pelo remetente e enviadas ao destinatário pelo Correio. Para isso, devemos colocá-la dentro de um envelope, que também tem uma forma própria para ser preenchido. Veja:

sexta-feira, 20 de maio de 2011
TESTE DE GRAMÁTICA - 8° ANO
Lembrem-se de que o teste de gramática será aplicado no dia 23/05 (segunda-feira).
Matéria do teste:
* tipos de predicado;
* diferença entre adjunto adnominal e predicativo;
* modo imperativo;
* denotação e conotação.
Bom estudo!
Professoras Andréia Valério e Sylvia Costa.
ATIVIDADE SOBRE O LIVRO EXTRACLASSE - 8° ANO
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Baixar Cap. 5: A Terra e o Universo
Para baixar os slides do capítulo 5, basta clicar abaixo. Mas clique somente em baixar arquivo. Não clique em mais nada nesse site, ok!
Grande abraço!
Eloir
http://www.mediafire.com/?7e537cw10psuge3
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Alunos da Primeira Série do Ensino Médio - Vídeo Ler Devia Ser Proibido
Pensem a respeito.
http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w
Alunos da Primeira Série do Ensino Médio - Importância no Conhecimento na Interpretação de Textos
Bom estudo.
http://www.youtube.com/watch?v=7Jr0qtkYaW0
Vídeo Sistema Respiratório - 8° ano
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Conteúdo a ser copiado no caderno - Turma EF6D
Normalmente, o cartão pode ser comprado em papel de textura mais grossa, com capas decoradas e tamanhos variados.
Na parte interna, há uma mensagem que se relaciona à data ou ao motivo a que o cartão se destina.
Ao final, o remetente deve assinar o cartão e datá-lo.
Gabarito dos Exercícios de Redação - 6º ano
1. a) O segundo
b) No primeiro; exemplos: gata, balada, rolando, dez, falô.
c) tá, pra, vamo, falô.
d) O segundo.
2. No primeiro são muito jovens ou adolescentes, são amigos ou namorados, têm intimidade, são informais. No segundo, são jovens, porém não adolescentes, apresentam maior escolaridade, talvez já trabalhem, não têm intimidade, são mais formais.
Página 33
1. a) Numa conversa entre amigos, informal, íntima, na escola, na rua, na lanchonete, etc.
b) No ônibus, na rua, numa loja, etc. para pedir uma informação, avisar sobre alguma coisa,
etc., de modo formal, demonstrando respeito e educação.
c) Na cantina da escola, por exemplo, numa situação em que o locutor tem relativa
intimidade com o interlocutor.
d) Chamar a atenção de uma garota na rua, no recreio da escola, para se fazer uma gracinha
com alguém que não se conhece.
e) No restaurante, como sinal de respeito e educação pelo profissional que nos serve.
2. a) Resposta pessoal. (Sugestão: Normalmente, sim, mas também podem ser marcas de uma
determinada variedade regional, como o “tu, por exemplo).
b) Resposta pessoal. (Sugestão: antigamente eram, pois os pais ensinavam os filhos e cobravam que
os mais jovens se referissem aos mais velhos, empregando esse tipo de tratamento. Atualmente, os
jovens costumam se dirigir a pessoas mais velhas como pai, mãe, avós, tios, por exemplo,
utilizando o tratamento “você” ou “senhor”, dependendo do que lhes é ensinado e cobrado pelos
pais.)
Página 34 (continuação)
3. Foi escrito para meninas (adolescentes), como mostra o uso da expressão “meio nervosa”.
4. O uso de gírias (galera, legal); palavras e expressões da linguagem coloquial, como “turma” e “pode ser fogo, mesmo”.
5. Resposta pessoal. Selecionarei alguns alunos na próxima aula para lerem o texto criado para a turma.
6. a) pessoa rica, que se veste bem; pessoa agradável, legal
b) pessoa que não sabe ser comportar bem ou se veste mal
c) É muito bom, entende!
d) pessoa legal que não dá mancada
e) forma de tratamento equivalente a “cara”
f) carro
g) muito bom
7. Resposta pessoal. Selecionarei alguns alunos na próxima aula para lerem o texto criado para a turma.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
domingo, 24 de abril de 2011
Basquete é a 6º prática desportiva mais saudável, segundo a revista Forbes

Publicação:
06/01/2011 10:26
Nos EUA, o basquete está entre os esportes mais populares do país e movimenta milhões de dólares por ano. No ranking realizado pela Forbes com os melhores exercícios para as pessoas praticarem, a modalidade também não fez feio. Único esporte coletivo da lista — deixando para trás os populares vôlei e futebol —, a atividade da bola laranja conquistou uma vaga e ficou em sexto lugar por reunir importantes qualidades: os movimentos contínuos trabalham o sistema cardiorrespiratório e ajudam na queima de calorias. As explosões musculares para saltar, arremessar e mudar de direção dão força e resistência. Até a flexibilidade é bem trabalhada, principalmente pelos jogadores que atuam na defesa devido à intensa movimentação.
Assim como toda a atividade fisíca, o basquete tem suas ressalvas. O risco de lesões nos tornozelos e nos joelhos por causa, principalmente, do impacto dos saltos é um ponto que precisa de atenção. Além disso, a modalidade é um esporte de contato e acidentes de percurso acontecem.
“Essa lesão por contato está sujeita ao acaso. Não tem como prever ou evitar, apesar de que as regras do jogo já contribuem para não deixar o esporte violento”, comenta o preparador físico de basquete Rodrigo Galego. “Em relação às lesões no joelho e tornozelo, elas acontecem pelo acúmulo de impacto mesmo. Os profissionais também sentem algumas dores nas articulações dos dedos”, afirma Galego.
Apesar disso, Rodrigo ressalta que as qualidades da modalidade se sobressaem em relação às dificuldades. “É um esporte que não traz benefícios somente para o sistema cardiorrespiratório e promove força e resistência muscular, mas, principalmente, exige muito das funções cognitivas do jogador. Ele tem de estar atento a tudo que acontece na quadra e estar pronto para tomar decisões rápidas. Além disso, tem o espírito de coletividade”, analisa. “Trabalho com um grupo que joga basquete por prazer, não para competir. E é muito legal quando você vê que a pessoa aprendeu a técnica e se diverte em quadra. É um esporte bom de assistir e de praticar” , defende o preparador físico.
Inclusão social:
Outro defensor do basquete e das suas qualidades é o ex-técnico do Botafogo-DF, Ronaldo Pacheco. Ele também destaca a importância que esporte tem ao trabalhar as funções cognitivas do praticante. “O basquete exige uma leitura espacial do jogador e uma capacidade de montar determinada estratégia. O fato de ser coletivo também é um fator de inclusão social”, explica o treinador.
Saiba mais:
Cuidados em quadra: Uma maneira de evitar lesões durante a prática do basquete é usar tênis adequados e também protetor bucal, para os choques durante o jogo. “O basquete tem uma exigência técnica grande, principalmente na questão dos fundamentos. Quando a pessoa já domina a mecânica do esporte, é difícil ocorrerem lesões mais sérias”, afirma Ronaldo Pacheco, que lista entre os principais membros atingidos o tornozelo, o joelho e traumatismos na face devido ao contato.
Emoção:
“O basquete tem a emoção que poucos esportes têm. Um segundo vale muita coisa e pode mudar o vencedor de um jogo. Outra vantagem que vejo é o fato de trabalharmos o corpo como um todo, tanto a parte do tronco como as pernas”, comenta o ala Arthur (foto acima) do UniCeub/BRB. “Claro que é um pouco agressivo, mas isso acontece em todo esporte coletivo. Nunca pensei em parar por causa de alguma lesão”, completa.
Exercícios de Inglês para a 7ª série - Revisão para a prova de recuperação
1) Answer these questions
a) Peter is not a good swimmer . Can he swim ?
___________________________________
b) Cristiano Ronald is a famous soccer player. Can he play soccer ?
________________________________________
c) Helen is a famous painter. Can she draw ?
__________________________________________
2) Fill in the blanks with do, does , don´t or doesn´t :
a) __________________ you like those pants ?
b) Bertha ___________________ love cats.
c) ________________ Karl play soccer?
d) They ___________________ eat at school.
e) ________________ Beth like to use sunglasses ?
3) Write the correct object pronoun to substitute words.
a) Do you like cats? I love ________________________.
b) . Dan likes Peter but Vicky hates _________________.
c) Jimmy is bad at math . I'm very good at __________________.
d) Mary likes this book very much. I like _________________ too.
6. John! Where are you? I can't see ___________________. 7. My mum loves my brother and me. She loves ____________.
4) Reading the text and answer :
The driver
Gustavo works far away from his home. He drives a car to work. It takes him 3 hours to get there. Gustavo drives. While he drives, he thinks about many things. He thinks about his little girl. She likes to ride horses. He thinks about his little boy. He plays fireman all the time. He thinks about his wife. She milks the cows on the farm. Gustavo thinks of things he has to do when he gets home. He needs to cut the grass. He needs to water the flowers. He wants to read a story to his little girl. He wants to play a game with his little boy. He wants to sit with his wife. He wants to tell her about his day.
Questions:
4.1) How does Gustavo get to work?
A. By bus B. By car C. By horse D. By train
4.2) What does Gustavo do when he drives?
A. He sings. B. He talks. C. He thinks. D. He works
4.3) What does Gustavo think about? ▼Check all that are correct.
A. His car. B. His little boy. C. His wife. D. His work.
4.4) What does his little boy like to play?
_________________________________________________________.
4.5) What does Gustavo need to do when he gets home?
__________________________________________________________.
4.6) What does Gustavo want to do when he gets home?
____________________________________________________________.
Bom estudo ! Boa Prova!
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Vídeo sobre Infecção Viral

quarta-feira, 13 de abril de 2011
Livro para o 2º bimestre - 8º ano
terça-feira, 12 de abril de 2011
TESTE SEU CONHECIMENTO
O terremoto que atingiu o Japão no último dia 11 provocou danos na usina nuclear de Fukushima, causando acidentes nos reatores e vazamento de radiação. O acidente recebeu classificação grau 5, numa escala que vai de 0 a 7. O governo do país evacuou a população num raio de 20 quilômetros. Níveis de radiação acima do normal já foram encontrados em alimentos e na água. Para entender os principais mitos que envolvem a energia nuclear, o G1 entrevistou o físico nuclear Luís Antônio Albiac Terremoto, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a farmacêutica bioquímica Sandra Bellintani, da área de radioproteção do Ipen, o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto, e o presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, Celso Darío Ramos.
1 - O maior perigo do material radioativo à saúde é que ele demora a sair do corpo
2 - A exposição à radioatividade causa morte instantânea
3 - Uma pessoa contaminada por radiação pode contaminar outra
4 - As usinas nucleares jogam lixo radioativo na natureza
5 -Uma usina nuclear é semelhante a uma fábrica de bombas nucleares
6 - Uma usina nuclear pode explodir como uma bomba nuclear
7 - A energia nuclear é mais barata que outras fontes de energia usadas em larga escala
8 - Qualquer nível de radiação faz mal à saúde
9 - Ingerir iodo neutraliza os efeitos da radioatividade
10- Num acidente com liberação de material radioativo, fechar a casa ajuda
PARA CADA PERGUNTA RESPONDA
MENTIRA / INCERTO / VERDADE
GABARITO CONFIRA SUA PONTUAÇÃO:
1- A meia-vida (tempo para que a atividade da substância caia pela metade) é um dos fatores de risco, mas não o principal. O maior perigo são as radiações, que causam danos às células. Nem todas as substâncias produzem o mesmo dano, algumas são mais “tóxicas”.
2-A radiação interage nas células e, até gerar danos no corpo, leva um tempo. Isto dependerá principalmente da substância que emitiu a radiação e do tempo de exposição. Conforme a dose, os danos podem ser desde queimaduras a aumento na probabilidade de câncer.
3- O material radioativo presente no corpo humano pode ser transferido para outra pessoa por contato direto com a pele ou por contato com excreções e secreções (suor, saliva, urina e fezes).
4- Os rejeitos radioativos são armazenados em tambores especiais, colocados em depositórios projetados da usina e classificados por nível de radioatividade. Agências governamentais monitoram o armazenamento dos rejeitos.
5- O urânio-235 e plutônio-239 são usados tanto para gerar energia elétrica em usinas como para fabricar armas nucleares. Na usina, são usados em concentrações baixas, entre 2% e 4%. Já para fabricar uma bomba, a concentração precisa ser maior que 93%.
6- A reação nuclear numa usina é feita de maneira controlada. Já numa “bomba”, a reação é descontrolada. Portanto, mesmo no pior acidente possível, uma usina nuclear jamais explodirá igual a uma arma nuclear.
7- A viabilidade e o custo de uma fonte de energia dependem das condições geográficas e dos recursos de cada país. É caro construir e manter uma usina nuclear. Segundo especialistas, o custo do kWh é mais baixo que o de termelétricas e maior que o de hidrelétricas.
8- O organismo humano recebe radiação durante todo o tempo, pelo sol, por exemplo, e está preparado para lidar com isso em determinadas quantidades. A radiação pode trazer benefícios como na medicina nuclear, ajudando a identificar e tratar doenças.
9- As contaminações por radioatividade podem ocorrer por diversos elementos, como urânio, plutônio e césio. O iodo só combate os efeitos da radioatividade quando a contaminação se dá por iodo radioativo.
10-Fechar portas e janelas dificulta a entrada de ar contaminado, que contém micropartículas radioativas. Assim como numa estrada cheia de poeira é recomendável fechar as janelas do carro, uma casa fechada irá barrar, ainda que não totalmente, a entrada de partículas.--
filme:ELIZABETH
TÍTULO DO FILME: ELISABETH
DIREÇÃO: Shekhar Kapur
ELENCO: Cate Blanchett, Geofrey Rush, Christopher Eccleston, Joseph Fiennes, Richard Attenborough. 125 min
.
RESUMO
O filme analisa a Inglaterra absolutista de Elizabeth I (Isabel, a Rainha Virgem), que subiu ao trono em 1558 para tornar-se a mulher mais poderosa do mundo.
No reinado anterior de sua meia irmã Mary I, a Inglaterra encontrava-se à beira do caos com a repressão do governo aos protestantes. Com a morte de Mary, Elisabeth Tudor, filha de Henrique VIII (o rei das seis esposas), com Ana Bolena, assume o comando do reino, iniciando o mais glorioso governo da Dinastia Tudor.
Para impedir que o país fosse destruído, Elizabeth decide enfrentar todos inimigos internos e externos que ameaçavam a Inglaterra, abdicando de sua própria vida pessoal em nome de seu povo.
Interpretado por Cate Blanchett, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 1998, o filme retrata um período de forte tensão na história da Inglaterra e da Europa, mostrando as intrigas palacianas, que transformaram a jovem Elizabeth, conhecida como a Rainha Virgem, na mulher mais importante de sua época.
CONTEXTO HISTÓRICO
Na passagem da Idade Média para Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Esse processo encontra três momentos bem demarcados: uma fase feudal, onde os reis assumem um maior destaque entre seus vassalos, transformando o poder de direito em poder de fato; uma fase moderna (entre os séculos XV e XVI), onde os monarcas criam suas próprias instituições, como exércitos, leis e moedas nacionais; uma fase de consolidação (entre os séculos XVI e XVII), onde a burocratização atinge seu apogeu, definindo o conceito moderno de Estado.
Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo. A consolidação de uma monarquia absolutista, centralizada, foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no século XVII. Para isso, os governos de Henrique XVIII e de sua filha Elizabeth I, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional inglesa, confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóis.
Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth assumiu o poder em 1558, após a morte de sua meia irmã Maria Tudor, governando a Inglaterra até 1603. Sua forma absoluta de governo, sempre tentou evitar a convocação do Parlamento, criado pela Magna Carta de 1215, de quem dependia a aprovação da cobrança de impostos. O Igreja Anglicana, criada na Inglaterra por Henrique VIII, que mesclava características católicas e calvinistas, foi utilizada com sabedoria pela rainha, que valorizando o conteúdo calvinista, pressionava a nobreza (de maioria católica), ao mesmo tempo em que obtinha apoio da burguesia (de maioria calvinista).
Elizabeth I demonstrou todo seu poder, quando mandou decapitar sua prima católica Mary Stuart, rainha deposta da Escócia, apoiada pelo papa e pelo rei FilipeII da Espanha. Em 1558, ao destruir a Invencível Armada enviada pelos espanhóis, contribuiu para o início da hegemonia inglesa na navegação e no comércio internacional com o estímulo para construção naval, resultando num grande avanço econômico, com destaques para indústria de tecidos de lã e para exploração das minas de carvão. A formação da Companhia das Índias Orientais dominou grande parte do tráfico de escravos africanos para a América. A concessão de monopólios protegia as companhias comerciais e a elevação de impostos alfandegários garantia o êxito da indústria de manufaturas.
A prosperidade econômica dinamizou a sociedade, onde a nobreza progressista, (gentry), visando ampliar suas áreas de pastagem, levou a aprovação dos cercamentos (enclousures), liberando mão de obra barata no campo, absorvida posteriormente nas cidades pelo processo de industrialização. Os pequenos agricultores, camponeses com posse mas sem a propriedade legal da terra (yeomen), passam a produzir para o mercado e os artesãos tiveram suas atividades regulamentadas em 1653 pelo famoso Estatuto dos Artesãos. Em 1572 é aprovada a a Lei dos Pobres, obrigando o pagamento de um imposto aos habitantes das comunidades para amparar a população mais pobre.
No contexto de transição para a Idade Moderna o reinado de Elizabeth I foi fundamental para desintegração do feudalismo, onde a frágil monarquia medieval evoluiu na direção de uma monarquia centralizada e forte, contribuindo para expansão do capitalismo.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Vídeo sobre o Sistema Digestório - 8º Ano

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU Abraços Professores: Thiago / Anibal / Marcos
Sugestão - 8° ano
Bom estudo!
Professoras Andréia Valério e Sylvia Costa.
Sugestão de Leitura - 8° ano
segunda-feira, 4 de abril de 2011
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ED. FÍSICA (FEM) 1º BIMESTRE
quarta-feira, 30 de março de 2011
Projeto Escolas Irmãs
quinta-feira, 24 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 8° ANO
Segue o gabarito. Qualquer dúvida é só nos procurar na escola.
Questão n° 1 : 0,1
Questão n° 2 : Letra b
Questão n° 3 : Letra a
Questão n° 4:

Lembre-se de que você é capaz!

Com carinho, professoras Andréa e Syrlei
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 9° ANO
Que tal conferir as soluções encontradas?
Segue o gabarito. Qualquer dúvida é só me procurar na escola.
Questão n° 1 : Letra a
Questão n° 2 :

Questão n° 3:
Letra a: 10- ²
Letra b:

Questão n° 4:

Lembre-se de que você é capaz!
" Se você pode sonhar, você pode fazer."
Walt Disney
segunda-feira, 21 de março de 2011
REVISÃO DE MATEMÁTICA - ÁLGEBRA / 9° ANO
REVISÃO PARA A PROVA DO 1° BIMESTRE - 8° ANO

2- A expressão abaixo é igual a:

a) 2
b) 1/2
c) 2/3
d)11/2
3- O terreno de um sítio foi repartido em duas regiões quadradas, conforme indica a figura. A menor delas, com 4900 m² de área foi destinada à construção da se do sítio (casa, área de casas, etc.). Na outra região, com 14400 m², foram plantadas árvores frutíferas. Ao redor de todo o sítio, foi colocada uma cerca com quatro fios de arame farpado. Quantos metros de fio foram utilizados na construção dessa cerca?
a) 2480 m
b) 1440 m
c) 720 m
d) 520 m
e) 3480 m
4- (CFS) Determine o dobro valor da expressão a seguir :

Estamos torcendo pelo seu sucesso!
Abraços,
Professoras Andréa Chagas e Syrlei
Sugestão de Vídeo - 6° Ano

domingo, 20 de março de 2011
EXERCÍCIOS PARA AS TURMAS EF 7A E EF 7B
a) começaria -
b) ventava -
c) vendêssemos -
d) conjugue -
e) sairemos -
f) varrerão -
g) escreveras -
h) dividirdes -
i) desligarias -
j) pediam -
2) Leia o poema a seguir:
- "aurora" (v. 2) -
- "fagueiras" (v. 6) -
b) Analise as formas verbais a seguir, indicando em que pessoa, tempo e modo estão conjugadas:
- TENHO -
- TRAZEM -
c) Que sentimento o eu-lírico demontrs ter através de seu poema?
d) Que elemento(s) da sua vida causam esse sentimento?
e) Faça a análise dos elementos mórficos das formas verbais a seguir.
TENHO
R - __________
VT - ________
DMT - _______
DNP - _______
TRAZEM
R - __________
VT - _________
DMT - _______
DNP - _______
3) Reescreva o poema "MEUS OITO ANOS", empregando os verbos no pretérito perfeito do indicativo e depois no futuro do pretérito do indicativo.