sexta-feira, 29 de abril de 2011

Gabarito dos Exercícios de Redação - 6º ano

Página 31
1. a) O segundo
b) No primeiro; exemplos: gata, balada, rolando, dez, falô.
c) tá, pra, vamo, falô.
d) O segundo.

2. No primeiro são muito jovens ou adolescentes, são amigos ou namorados, têm intimidade, são informais. No segundo, são jovens, porém não adolescentes, apresentam maior escolaridade, talvez já trabalhem, não têm intimidade, são mais formais.

Página 33
1. a) Numa conversa entre amigos, informal, íntima, na escola, na rua, na lanchonete, etc.
b) No ônibus, na rua, numa loja, etc. para pedir uma informação, avisar sobre alguma coisa,
etc., de modo formal, demonstrando respeito e educação.
c) Na cantina da escola, por exemplo, numa situação em que o locutor tem relativa
intimidade com o interlocutor.
d) Chamar a atenção de uma garota na rua, no recreio da escola, para se fazer uma gracinha
com alguém que não se conhece.
e) No restaurante, como sinal de respeito e educação pelo profissional que nos serve.

2. a) Resposta pessoal. (Sugestão: Normalmente, sim, mas também podem ser marcas de uma
determinada variedade regional, como o “tu, por exemplo).
b) Resposta pessoal. (Sugestão: antigamente eram, pois os pais ensinavam os filhos e cobravam que
os mais jovens se referissem aos mais velhos, empregando esse tipo de tratamento. Atualmente, os
jovens costumam se dirigir a pessoas mais velhas como pai, mãe, avós, tios, por exemplo,
utilizando o tratamento “você” ou “senhor”, dependendo do que lhes é ensinado e cobrado pelos
pais.)

Página 34 (continuação)
3. Foi escrito para meninas (adolescentes), como mostra o uso da expressão “meio nervosa”.
4. O uso de gírias (galera, legal); palavras e expressões da linguagem coloquial, como “turma” e “pode ser fogo, mesmo”.
5. Resposta pessoal. Selecionarei alguns alunos na próxima aula para lerem o texto criado para a turma.
6. a) pessoa rica, que se veste bem; pessoa agradável, legal
b) pessoa que não sabe ser comportar bem ou se veste mal
c) É muito bom, entende!
d) pessoa legal que não dá mancada
e) forma de tratamento equivalente a “cara”
f) carro
g) muito bom

7. Resposta pessoal. Selecionarei alguns alunos na próxima aula para lerem o texto criado para a turma.