Pré-Modernismo (1902-1922)
Marco Histórico:
1902 – publicação de dois livros:
“Os Sertões” de Euclides da Cunha
e
“Canaã” de Graça Aranha
w Não foi uma Escola Literária;
w Só ocorreu no Brasil;
w Foi a transição para a nossa Modernidade e maturidade artística;
w Sincretismo cultural;
w Coexistência do tradicionalismo agrário das oligarquias dominantes com os novos extratos sociais urbanos;
a) Aspecto conservador:
Mentalidade positivista
w “Pré”=influência das tendências passadistas (código e linguagem = forma).
b) Aspecto renovador:
Realidade brasileira
w “Modernismo”=regionalismo crítico (temática).
Contexto histórico:
w “belle époque”;
w Vanguardas Européias;
w Primeira Grande Guerra;
w República Velha;
Graça Aranha (1868-1931)
w Obra: “Canaã”
w Retrata a imigração alemã no Espírito Santo;
w Obra argumentativa sobre os problemas nacionais;
w Lentz = lei da força
w Milkau = lei do amor
Euclides da Cunha (1866-1909)
w Primeiro grande pensador social do Brasil;
w Obra: “Os Sertões”
w Tema central: Revolução de Canudos (BA,1896-1897)
w “ A Bíblia da nacionalidade”;
w “Uma epopéia brasileira”;
w Barroco científico:
O Brasil do Litoral X O Brasil do Sertão
(Homem do litoral) X (Homem do sertão)
= dois Brasis;
w Relata a miséria nordestina;
w Mistura Ciência e Arte;
w Rigor científico;
w Erudição e cuidado lexical;
w Influência Positivista;
Divisão Determinista:
w Primeira Parte: A Terra (meio) =descrição
w Segunda Parte: O Homem (raça) =dissertação
w Terceira Parte: A Luta (momento) =narração
Lima Barreto (1881-1922)
w O cronista do preconceito e da opressão;
w Autor singular do Pré-Modernismo;
w Traços autobiográficos;
w Retrata os problemas de seu tempo;
w Urbanização do Brasil (capital carioca);
w Crises sociais da Primeira República;
w Descreve com clareza e simplicidade as miudezas e o cotidiano das classes suburbanas e desprivilegiadas do Rio de Janeiro do início do século XX;
w Estilo panfletário, próximo da crônica jornalista;
w Uma Literatura do povo e para o povo;
w Linguagem simples e comunicativa;
w Linguagem objetiva e informal;
w Anonimização do homem;
w Ironia fina e ponderada;
Obras importantes:
w “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”
w “Clara dos Anjos”
w “Triste fim de Policarpo Quaresma”
w “Os Bruzundangas”
Monteiro Lobato (1882-1948)
w Literato, Político, Fazendeiro, Editor, incentivador das campanhas de petróleo e ferro no Brasil,tradutor, enfim, um Homem ligado ao seu tempo;
Escreveu:
Contos
Escritos políticos
Traduções
Literatura infantil
Jornalismo
w O melhor contista no Pré-Modernismo;
w Retratou a decadência do Vale do Paraíba;
w Análise do subdesenvolvimento na Região do Vale do Paraíba;
w Criador do símbolo caricato do caboclo brasileiro = JECA TATU;
w Buscou um nacionalismo lingüístico = coloquialismo;
w Desprezo pela ortografia tradicional;
Obras importantes:
w “Urupês”
w “Cidades Mortas”
w “Negrinha”
Obs.: em 1959, quando da 9a edição das “Obras Completas” de Monteiro Lobato, a Editora Brasiliense dividia assim sua produção:
1a série – Literatura Geral (17 volumes)
2a série – Literatura Infantil (17 volumes).
Augusto dos Anjos (1884-1914)
w “O poeta do escarro”
w “O poeta da carne podre, do verme, do vômito”
w “Doutor Tristeza”
w “Poeta Raquítico”
w Poesia pessimista, escatológica e satânica;
Tema principal: a morte física da matéria biológica;
w Poeta inclassificável:
a)Potência verbal do simbolismo
b)Vocabulário científico-naturalista
c)Rigor formal do parnasianismo
w Termos esdrúxulos
w Preferência pelo rigor formal(soneto)
w Lirismo mórbido
Obra: “Eu” (1912)