domingo, 24 de abril de 2011

Exercícios de Inglês para a 7ª série - Revisão para a prova de recuperação

Atenção alunos e alunas do 7º ano . Vocês estão estudando para a prova de recuperação de Inglês ? Façam os exercícios e teste seus conhecimentos. Bom estudo.
1) Answer these questions
a) Peter is not a good swimmer . Can he swim ?



___________________________________



b) Cristiano Ronald is a famous soccer player. Can he play soccer ?

________________________________________



c) Helen is a famous painter. Can she draw ?


__________________________________________

2) Fill in the blanks with do, does , don´t or doesn´t :
a) __________________ you like those pants ?
b) Bertha ___________________ love cats.
c) ________________ Karl play soccer?
d) They ___________________ eat at school.
e) ________________ Beth like to use sunglasses ?

3) Write the correct object pronoun to substitute words.
a) Do you like cats? I love ________________________.
b) . Dan likes Peter but Vicky hates _________________.
c) Jimmy is bad at math . I'm very good at __________________.
d) Mary likes this book very much. I like _________________ too.
6. John! Where are you? I can't see ___________________. 7. My mum loves my brother and me. She loves ____________.


4) Reading the text and answer :
The driver

Gustavo works far away from his home. He drives a car to work. It takes him 3 hours to get there. Gustavo drives. While he drives, he thinks about many things. He thinks about his little girl. She likes to ride horses. He thinks about his little boy. He plays fireman all the time. He thinks about his wife. She milks the cows on the farm. Gustavo thinks of things he has to do when he gets home. He needs to cut the grass. He needs to water the flowers. He wants to read a story to his little girl. He wants to play a game with his little boy. He wants to sit with his wife. He wants to tell her about his day.

Questions:
4.1) How does Gustavo get to work?
A. By bus B. By car C. By horse D. By train

4.2) What does Gustavo do when he drives?
A. He sings. B. He talks. C. He thinks. D. He works

4.3) What does Gustavo think about? ▼Check all that are correct.
A. His car. B. His little boy. C. His wife. D. His work.

4.4) What does his little boy like to play?
_________________________________________________________.

4.5) What does Gustavo need to do when he gets home?
__________________________________________________________.

4.6) What does Gustavo want to do when he gets home?
____________________________________________________________.

Bom estudo ! Boa Prova!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vídeo sobre Infecção Viral


Olá Alunos do 7° Ano


com objetivo de complementar nossas aulas sobre vírus, recomendamos assistir o vídeo no youtube cujo o link se encontra abaixo. O vídeo é excelente e mostra através de uma animação bem interessante os processos que ocorrem no sangue quando o mesmo é infectado por um vírus.




Aproveitem e bom estudos !


Professores Anibal / Thiago

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro para o 2º bimestre - 8º ano


Prezados Alunos,

Neste bimestre, realizaremos a leitura do livro "A droga da obediência", de Pedro Bandeira, Editora Moderna. Façam a solicitação no Bazar e BOA LEITURA!

A atividade sobre o livro será realizada no dia 30/05.

Professoras Andréia Valério e Sylvia Costa.

terça-feira, 12 de abril de 2011

TESTE SEU CONHECIMENTO

O terremoto que atingiu o Japão no último dia 11 provocou danos na usina nuclear de Fukushima, causando acidentes nos reatores e vazamento de radiação. O acidente recebeu classificação grau 5, numa escala que vai de 0 a 7. O governo do país evacuou a população num raio de 20 quilômetros. Níveis de radiação acima do normal já foram encontrados em alimentos e na água. Para entender os principais mitos que envolvem a energia nuclear, o G1 entrevistou o físico nuclear Luís Antônio Albiac Terremoto, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a farmacêutica bioquímica Sandra Bellintani, da área de radioproteção do Ipen, o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto, e o presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular, Celso Darío Ramos.


1 - O maior perigo do material radioativo à saúde é que ele demora a sair do corpo


2 - A exposição à radioatividade causa morte instantânea


3 - Uma pessoa contaminada por radiação pode contaminar outra


4 - As usinas nucleares jogam lixo radioativo na natureza


5 -Uma usina nuclear é semelhante a uma fábrica de bombas nucleares


6 - Uma usina nuclear pode explodir como uma bomba nuclear


7 - A energia nuclear é mais barata que outras fontes de energia usadas em larga escala


8 - Qualquer nível de radiação faz mal à saúde


9 - Ingerir iodo neutraliza os efeitos da radioatividade


10- Num acidente com liberação de material radioativo, fechar a casa ajuda


PARA CADA PERGUNTA RESPONDA


MENTIRA / INCERTO / VERDADE


GABARITO CONFIRA SUA PONTUAÇÃO:


1- A meia-vida (tempo para que a atividade da substância caia pela metade) é um dos fatores de risco, mas não o principal. O maior perigo são as radiações, que causam danos às células. Nem todas as substâncias produzem o mesmo dano, algumas são mais “tóxicas”.


2-A radiação interage nas células e, até gerar danos no corpo, leva um tempo. Isto dependerá principalmente da substância que emitiu a radiação e do tempo de exposição. Conforme a dose, os danos podem ser desde queimaduras a aumento na probabilidade de câncer.


3- O material radioativo presente no corpo humano pode ser transferido para outra pessoa por contato direto com a pele ou por contato com excreções e secreções (suor, saliva, urina e fezes).


4- Os rejeitos radioativos são armazenados em tambores especiais, colocados em depositórios projetados da usina e classificados por nível de radioatividade. Agências governamentais monitoram o armazenamento dos rejeitos.


5- O urânio-235 e plutônio-239 são usados tanto para gerar energia elétrica em usinas como para fabricar armas nucleares. Na usina, são usados em concentrações baixas, entre 2% e 4%. Já para fabricar uma bomba, a concentração precisa ser maior que 93%.


6- A reação nuclear numa usina é feita de maneira controlada. Já numa “bomba”, a reação é descontrolada. Portanto, mesmo no pior acidente possível, uma usina nuclear jamais explodirá igual a uma arma nuclear.


7- A viabilidade e o custo de uma fonte de energia dependem das condições geográficas e dos recursos de cada país. É caro construir e manter uma usina nuclear. Segundo especialistas, o custo do kWh é mais baixo que o de termelétricas e maior que o de hidrelétricas.


8- O organismo humano recebe radiação durante todo o tempo, pelo sol, por exemplo, e está preparado para lidar com isso em determinadas quantidades. A radiação pode trazer benefícios como na medicina nuclear, ajudando a identificar e tratar doenças.


9- As contaminações por radioatividade podem ocorrer por diversos elementos, como urânio, plutônio e césio. O iodo só combate os efeitos da radioatividade quando a contaminação se dá por iodo radioativo.


10-Fechar portas e janelas dificulta a entrada de ar contaminado, que contém micropartículas radioativas. Assim como numa estrada cheia de poeira é recomendável fechar as janelas do carro, uma casa fechada irá barrar, ainda que não totalmente, a entrada de partículas.--

filme:ELIZABETH

ELISABETH

TÍTULO DO FILME: ELISABETH

DIREÇÃO: Shekhar Kapur
ELENCO: Cate Blanchett, Geofrey Rush, Christopher Eccleston, Joseph Fiennes, Richard Attenborough. 125 min
.

RESUMO

O filme analisa a Inglaterra absolutista de Elizabeth I (Isabel, a Rainha Virgem), que subiu ao trono em 1558 para tornar-se a mulher mais poderosa do mundo.

No reinado anterior de sua meia irmã Mary I, a Inglaterra encontrava-se à beira do caos com a repressão do governo aos protestantes. Com a morte de Mary, Elisabeth Tudor, filha de Henrique VIII (o rei das seis esposas), com Ana Bolena, assume o comando do reino, iniciando o mais glorioso governo da Dinastia Tudor.

Para impedir que o país fosse destruído, Elizabeth decide enfrentar todos inimigos internos e externos que ameaçavam a Inglaterra, abdicando de sua própria vida pessoal em nome de seu povo.

Interpretado por Cate Blanchett, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 1998, o filme retrata um período de forte tensão na história da Inglaterra e da Europa, mostrando as intrigas palacianas, que transformaram a jovem Elizabeth, conhecida como a Rainha Virgem, na mulher mais importante de sua época.

CONTEXTO HISTÓRICO

Na passagem da Idade Média para Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Esse processo encontra três momentos bem demarcados: uma fase feudal, onde os reis assumem um maior destaque entre seus vassalos, transformando o poder de direito em poder de fato; uma fase moderna (entre os séculos XV e XVI), onde os monarcas criam suas próprias instituições, como exércitos, leis e moedas nacionais; uma fase de consolidação (entre os séculos XVI e XVII), onde a burocratização atinge seu apogeu, definindo o conceito moderno de Estado.

Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo. A consolidação de uma monarquia absolutista, centralizada, foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no século XVII. Para isso, os governos de Henrique XVIII e de sua filha Elizabeth I, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional inglesa, confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóis.


Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth assumiu o poder em 1558, após a morte de sua meia irmã Maria Tudor, governando a Inglaterra até 1603. Sua forma absoluta de governo, sempre tentou evitar a convocação do Parlamento, criado pela Magna Carta de 1215, de quem dependia a aprovação da cobrança de impostos. O Igreja Anglicana, criada na Inglaterra por Henrique VIII, que mesclava características católicas e calvinistas, foi utilizada com sabedoria pela rainha, que valorizando o conteúdo calvinista, pressionava a nobreza (de maioria católica), ao mesmo tempo em que obtinha apoio da burguesia (de maioria calvinista).


Elizabeth I demonstrou todo seu poder, quando mandou decapitar sua prima católica Mary Stuart, rainha deposta da Escócia, apoiada pelo papa e pelo rei FilipeII da Espanha. Em 1558, ao destruir a Invencível Armada enviada pelos espanhóis, contribuiu para o início da hegemonia inglesa na navegação e no comércio internacional com o estímulo para construção naval, resultando num grande avanço econômico, com destaques para indústria de tecidos de lã e para exploração das minas de carvão. A formação da Companhia das Índias Orientais dominou grande parte do tráfico de escravos africanos para a América. A concessão de monopólios protegia as companhias comerciais e a elevação de impostos alfandegários garantia o êxito da indústria de manufaturas.


A prosperidade econômica dinamizou a sociedade, onde a nobreza progressista, (gentry), visando ampliar suas áreas de pastagem, levou a aprovação dos cercamentos (enclousures), liberando mão de obra barata no campo, absorvida posteriormente nas cidades pelo processo de industrialização. Os pequenos agricultores, camponeses com posse mas sem a propriedade legal da terra (yeomen), passam a produzir para o mercado e os artesãos tiveram suas atividades regulamentadas em 1653 pelo famoso Estatuto dos Artesãos. Em 1572 é aprovada a a Lei dos Pobres, obrigando o pagamento de um imposto aos habitantes das comunidades para amparar a população mais pobre.


No contexto de transição para a Idade Moderna o reinado de Elizabeth I foi fundamental para desintegração do feudalismo, onde a frágil monarquia medieval evoluiu na direção de uma monarquia centralizada e forte, contribuindo para expansão do capitalismo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vídeo sobre o Sistema Digestório - 8º Ano

Olá Alunos do 8º Ano
A fim de complementarmos os nossos conhecimentos a respeito do Sistema Digestório, assunto das nossas últimas aulas, recomendo assistir o vídeo cujo o link se encontra abaixo. Trata-se de um vídeo editado para o Evento "Desvendando a Ciência", para a divisão "O Corpo Humano". O vídeo tem quase 9 min e é simplesmente excelente. Vale a pena conferir.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU Abraços Professores: Thiago / Anibal / Marcos

Sugestão - 8° ano

Carissímos Alunos,

Sugerimos uma visita ao portal RB 24h Educando, em que será possível rever assuntos trabalhados em sala de aula. Para aqueles que ainda apresentam alguma dificuldade, pode-se reforçar o estudo de algum conteúdo ainda não assimilado completamente.

Na página http://www.redebeneditina.org.br/, entrem com o login e a senha de vocês no campo RB 24h Educando.

Na área referente ao 6°/9° ano, cliquem no item ÁRVORE DO CONTEÚDO > PORTUGUÊS > SINTAXE > ESTRUTURA DO PERÍODO SIMPLES > FUNÇÕES SINTÁTICAS > TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO.

Vocês poderão reforçar o estudo sobre transitividade verbal (predicação verbal), tipos de predicado e predicativo do sujeito e do objeto.


Qualquer dúvida, é só nos procurar no Colégio.

Bom estudo!


Professoras Andréia Valério e Sylvia Costa.

Sugestão de Leitura - 8° ano


Encerrando nossa reflexão sobre a importância dos textos de humor, assistimos ao filme O Auto da Compadecida. Agora, sugiro a leitura do livro de mesmo nome, do escritor Ariano Suassuna.



Boa leitura!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ED. FÍSICA (FEM) 1º BIMESTRE


Recentemente algumas regras do basquete foram modificadas. Pesquise essas modificações e entregue em folha A4 digitado ou escrito manualmente em papel almaço. O trabalho deve ter no máximo 4 folhas.


Graziele Nishioka

quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto Escolas Irmãs



Queridos alunos, não esqueçam de contribuir com o Projeto Escolas Irmãs, em apoio e solidariedade às Secretarias de Educação dos Municípios da Região Serrana.

Os alunos dos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, podem contribuir realizando a doação de cadernos tipo universitário.

Lembre-se:

"Como Jesus,pertencemos ao mundo inteiro, vivendo não para nós mesmos, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força."

(Madre Teresa de Calcutá)



Beijos com carinho, Professora Andréa Moreira Chagas (Matemática)


quinta-feira, 24 de março de 2011

Basquete 1º Bimestre 2011

Meninas acessem o link abaixo e vejam o material do 1º bimestre.


www.youtube.com/watch?v=gfT4xBPw73g

terça-feira, 22 de março de 2011

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 8° ANO

Queridos alunos, vocês tentaram fazer as questões de revisão? Espero que sim. Que tal conferir as soluções encontradas?
Segue o gabarito. Qualquer dúvida é só nos procurar na escola.

Questão n° 1 : 0,1
Questão n° 2 : Letra b
Questão n° 3 : Letra a
Questão n° 4:




Lembre-se de que você é capaz!




Com carinho, professoras Andréa e Syrlei

GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - 9° ANO

Queridos alunos, vocês tentaram fazer as questões de revisão? Espero que sim.
Que tal conferir as soluções encontradas?
Segue o gabarito. Qualquer dúvida é só me procurar na escola.

Questão n° 1 : Letra a

Questão n° 2 :


Questão n° 3:

Letra a: 10- ²

Letra b:

Questão n° 4:


Lembre-se de que você é capaz!
" Se você pode sonhar, você pode fazer."
Walt Disney

Beijos, Professora Andréa

segunda-feira, 21 de março de 2011

REVISÃO DE MATEMÁTICA - ÁLGEBRA / 9° ANO

1- (UEL - PR) Calculando a expressão a seguir, obtém-se:




a) 5/4

b) 5

c) 13/8

d) 49/4

e) 75/8


2- Qual o dobro do valor da expressão abaixo ?





3- Simplifique as expressões com atenção:
a)




b)



4- (PUC-SP) Simplifique o radical a seguir:



Estude bastante!

Estou torcendo pelo seu sucesso!
Abraços, Professora Andréa










REVISÃO PARA A PROVA DO 1° BIMESTRE - 8° ANO

1- Determine o valor da expressão a seguir:



2- A expressão abaixo é igual a:



a) 2
b) 1/2
c) 2/3
d)11/2

3- O terreno de um sítio foi repartido em duas regiões quadradas, conforme indica a figura. A menor delas, com 4900 m² de área foi destinada à construção da se do sítio (casa, área de casas, etc.). Na outra região, com 14400 m², foram plantadas árvores frutíferas. Ao redor de todo o sítio, foi colocada uma cerca com quatro fios de arame farpado. Quantos metros de fio foram utilizados na construção dessa cerca?


a) 2480 m
b) 1440 m
c) 720 m
d) 520 m
e) 3480 m


4- (CFS) Determine o dobro valor da expressão a seguir :

Estamos torcendo pelo seu sucesso!
Abraços,
Professoras Andréa Chagas e Syrlei

Sugestão de Vídeo - 6° Ano


Olá alunos do 6° ano,

aproveitando o nosso conteúdo de ciências, sugiro a todos que vejam um ótimo vídeo no youtube referente as Placas Tectônicas (Deriva Continental) e as camadas internas da Terra que serão temas do novo filme A ERA DO GELO 4 que por sua vez, só irá estreiar no dia 13/07/2012. O vídeo é curto, porém é possível observar as formações das placas tectônicas e seus movimentos. Tudo com muito humor, é claro.


Aproveitem
Grande abraço
Prof. Thiago

domingo, 20 de março de 2011

EXERCÍCIOS PARA AS TURMAS EF 7A E EF 7B

1. Indique as formas nominais de infinitivo, gerúndio e particípio, respectivamente:
a) começaria -
b) ventava -
c) vendêssemos -
d) conjugue -
e) sairemos -
f) varrerão -
g) escreveras -
h) dividirdes -
i) desligarias -
j) pediam -

2) Leia o poema a seguir:

Meus oito anos
Oh! Que saudades que tenho!
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais.
Que amor, que sonhos, que fores
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Bebaixo dos laranjais!
(Casemiro de Abreu)
a) Indique o significado das seguintes palavras transcritas do poema:
  • "aurora" (v. 2) -
  • "fagueiras" (v. 6) -

b) Analise as formas verbais a seguir, indicando em que pessoa, tempo e modo estão conjugadas:

  • TENHO -
  • TRAZEM -

c) Que sentimento o eu-lírico demontrs ter através de seu poema?

d) Que elemento(s) da sua vida causam esse sentimento?

e) Faça a análise dos elementos mórficos das formas verbais a seguir.

TENHO

R - __________

VT - ________

DMT - _______

DNP - _______

TRAZEM

R - __________

VT - _________

DMT - _______

DNP - _______

3) Reescreva o poema "MEUS OITO ANOS", empregando os verbos no pretérito perfeito do indicativo e depois no futuro do pretérito do indicativo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Atenção alunos da 3ª série EM. Estudem para a prova!

WORD FORMATION - ADJECTIVES PARTICIPLE ADJECTIVES - ed / ing
Modifying Subjects

PRESENT PARTICIPIAL ADJECTIVE -ING
Cause of the feeling or emotion – The present participle serves as an adjective formed from an active verb.
an amusing ride - The ride causes the amusement.
Interesting people will speak during the 2-day class.(People cause others to feel interest.)
Boring speakers put their attendees to sleep. (The speaker causes others to be bored.)
Amusing short films are shown at the animated film festival.(The films cause the amusement.)
Overwhelming amounts of work are given to University students.(The amount of work causes the overwhelming.)

PAST PARTICIPIAL ADJECTIVE -ED
Receiver of the feeling or emotion – The past participle serves as an adjective formed from the passive form of the verb.

an amused child

The child receives the feeling of amusement.
Interested people can sign up for the 2-day class. (The people feel interest in the subject.)
Bored speakers should find something exciting to say. (The speaker feels boredom while speaking!)
Amused viewers enjoy the short films.(The viewers feel the amusement.)
Overwhelmed students end up dropping a course or two .(The students feel overwhelmed.)

Adjectives formed by numeral
English allows adjectives to be made up of the combination of different parts of speech; among these we can find adjectives with this form:
a four-door car
a long-lasting love
a four-legged animal.

Adjectives formed by prefix
Os Adjetivos podem ser formados pela adição de um prefixo a uma palavra. Normalmente prefixos adicionados dão um sentido negativo ao novo adjetivo. Adjetivos com prefixos normalmente são formados por outros adjetivos. Vejamos alguns exemplos:
Prefixo Adjetivo Prefixo Adjetivo: a- atypical, asexual/ non- non-aligned, non-existent / anti- antiseptic, antisocial / over- overcast, overcrowded / dis- dishonest, disabled / pre- preconceived, predominant / hyper- hypercritical, hypersensitive / pro pro-death, proactive / il- ilegible, illicit / sub- subliminal, subconscious / im- impassable, impartial / super- super-intelligent, superfine / in- inopportune, inoffensive / un- unknown, unkind / ir- irrevocable, irreverent / under- undermentioned, underhand

Adjectives formed by suffix
Os adjetivos podem ser formados adicionando-se um sufixo a um substantivo (noun) ou a um verbo (verb). Por exemplo:
Substantivo + sufixo Adjetivo Verbo + sufixo Adjetivo danger + ous dangerous restrict + ive restrictive taste + less tasteless enjoy + able enjoyable mistery + ous misterious / please + ant pleasant / care + ful careful / cooperate + ive cooperative / logic + al logical / break + able breakable / prosper + ous prosperous child + ish childish/ choose + y choosy / logic + al logical / forget + ful forgetful.
Ou também temos adjetivos formando outros adjetivos:
comic - comical
young - youngish
red - redish
help - helpful
Care - careless

Compound adjectives
They are formed by two or more words,linked or not by a hifen.
Adjective + Past Participle
kind-hearted - Her husband was a kind-hearted man.
absent-minded - It took the absent-minded man twenty minutes to find his glasses on top of his head.
newfangled - I don´t like all these newfangled gadgets. (ultramoderna)
Adverb + Past Participle
warmly dressed - Please make sure your child comes to school warmly dressed .
deeply-disappointed - He was deeply disappointed that it is no longer a possibility.
well-balanced - A well-balanced diet includes food from the five main food groups.

Podemos combinar também adjetivos (adjectives), substantivos (nouns) e advérbios (adverbs) com particípio presente (present participle). Vamos ver alguns exemplos:
Noun + Present Participle
They will often find art, creativity and drama to be unnecessary, expensive and time-consuming.
Adjective + Present Participle
Some people actually prefer loose-fitting clothes to tight ones.
Adverb + Present Participle Methane release could cause abrupt, far-reaching climate change. ( de longo alcance)

Outras combinações de adjetivos compostos incluem:
substantivo (noun) + adjetivo (adjective): milk-white, child-proof, ice-cold. ( ice as cold)
substantivo (noun) + particípio-passado (past participle): desk-bound, wonder-struck, heart-broken.
adjetivo (adjective) + substantivo (noun): loose-tongue, strong-arm, cold cream.
números (number) + substantivos (noun): four-year-old, eleven-page, two-hour, six-minutes.
eleven-page letter

quarta-feira, 16 de março de 2011

ALUNOS DO 8º ANO

FAST FOOD


vocês sabiam?

No Brasil, a desnutrição continua existindo como um problema de saúde pública nas regiões menos desenvolvidas, sendo uma deficiência grave que pode levar a criança a sérios danos de aprendizagem e desenvolvimento corporal. Mas, além da desnutrição, o excesso de peso, quando se caracteriza como obesidade, deve ser compreendido como uma doença que deve ser tratada.


Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto sugerimos o documentário "Super Size Me"

Título original: Super Size Me
Gênero: documentário
Tempo de duração
Ano de lançamento (EUA): 2004

Professores: Anibal/Marcos/Thiago

Sugestão de Filme - 8º Ano


Caros Alunos do 8º ano


Como estamos finalizando o capítulo sobre os alimentos e seus nutrientes recomendo que todos vocês assistam o filme "NAÇÃO FAST FOOD". O filme fala sobre os riscos à saúde da população e ao meio ambiente que a indústria do fast-food provoca. Após descobrir que a carne usada para fazer o hambúrguer, servido em seu estabelecimento, está contaminada, Don Henderson (Greg Kinnear), executivo da maior rede de fast-foods dos EUA, faz uma jornada à origem dos alimentos servidos em restaurantes como o dele e descobre fatos nada agradáveis.


Para quem gosta, tem ainda a participação da cantora Avril Lavigne.


Grande abraço


Professores: Anibal / Marcos / Thiago

Sugestão de Filme - 7º ano


Caros Alunos do 7º ano


com objetivo de enriquecer o conhecimento de vocês a respeito da Teoria da Evolução e principalmente sobre Darwin sugiro a todos assistir o filme " CRIAÇÃO". O filme é uma história biográfica do naturalista inglês Charles Darwin, autor da obra “Origem das espécies”. No filme Darwin tenta equilibrar a relação com uma religiosa esposa e a dúvida sobre publicar seu livro sobre a teoria evolutiva. Após a viagem com o navio Beagle, enquanto escrevia sua obra, sua filha Anne adoece e morre. O filme apresenta alguns trechos do roteiro do Beagle e também grandes nomes da Biologia como Thomas Huxley e Joseph Hooker.


Grande abraço


Professores: Anibal / Thiago

terça-feira, 15 de março de 2011

SUGESTÃO 9º ANO - REDAÇÃO

A fim de auxiliar a execução da atividade com os contos de escritores famosos, sugiro assistir aos vídeos que se encontram nos endereços abaixo. Neles, duas atrizes, uma delas Aracy Balabanian, fazem a leitura do conto FELICIDADE CLANDESTINA, de Clarice Lispector.
Vale a pena conferir!
http://www.youtube.com/watch?v=wz1d9iVSjIU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=mbSMwUNjwtE

Boa "leitura"!

Profª Sylvia Costa.

Atividade de Redação 9º ano

Lembrem-se de que o trabalho realizado com os contos de escritores famosos deverá ser entregue no dia 22/03 (terça-feira).
Sejam bastante criativos!
Bom trabalho!
Profª Sylvia Costa.

Atividade de Redação 8º A

Alunos do 8º A,
lembrem-se de que o jogo criado por vocês deverá ser entregue no dia 17/03 (quinta-feira).
Profª Sylvia Costa.

ATIVIDADE COM O LIVRO EXTRACLASSE - 8º ANO

Lembrem-se de que a atividade com o livro "O PREÇO DO SUCESSO" será realizada no dia 17/03 (quinta-feira).
Boa leitura!
Professoras Andréia Valério e Sylvia Costa.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Alunos da Primeira Série do Ensino Médio - ERROS CLÁSSICOS DE INTERPRETAÇÃO

Alunos, leiam com atenção esse texto para minimizarem suas dificuldades com o texto. Bom estudo.

Como ler e interpretar textos

Como você lê? De maneira mecânica, passiva ou de maneira ativa, reflexiva e crítica? Você acumula apenas os dados e as informações ou você integra o lido ao vivido?
Há pessoas que leem muito, pilhas de livros são devoradas, como se isso fosse uma saída a qualquer problema psicológico, mas sua vida nada muda. Elas leem como o raio laser lê o disco, mecanicamente.
Quando muito, elas são verdadeiras enciclopédias volantes, sabem de cor uma série de coisas.
Outras pessoas leem de forma reflexiva, fazem a leitura como se estivessem comendo alguma coisa. Mascam, ruminam, não gostam, devolvem, brigam com o texto. Elas possuem uma postura crítica diante do que leem. Depois do texto lido e digerido, ele passa a fazer parte da vida das delas. Para ler é necessário ir e voltar, do texto a nós mesmos, até interiorizá-lo, até que ele, finalmente, faça parte de nós.
A gente lê para se informar, para ser uma pessoa culta, mas acima de tudo, deve-se ler para praticar a leitura, para que a pessoa continue alfabetizada, não perca a habilidade de manipular e entender as palavras.
Os japoneses, por exemplo, que possuem uma língua escrita ideográfica, bem mais difícil do que a nossa, leem sempre para não esquecer a escrita que aprenderam. Com a mesma população que tem o Brasil, o Japão edita 70 milhões de exemplares de jornais escritos, enquanto o Brasil não chega a 5 milhões. Como disse uma trabalhadora dos canaviais pernambucanos: “Quem não sabe ler, tem medo das novidades”. Ler é um processo, cuja condição primordial. é a própria prática da leitura.

Erros clássicos de entendimento de texto

Após a leitura do texto, leia as perguntas propostas. Você perceberá que algumas questões incidem sobre o conjunto do texto: estas podem ser respondidas diretamente. Mas há outras questões que incidem sobre trechos, sobre passagens específicas do texto: estas, para serem respondidas, exigem uma volta ao texto.
Quando a prova é de questões discursivas, expositivas, temos mais liberdade para encaminhar nossas repostas. Nesse caso, é preciso muita atenção quanto ao enunciado, para que você responda realmente o que está sendo pedido e não incorra nos erros clássicos de entendimento de texto, que são basicamente três: extrapolação, redução e contradição. Reconhecer estes erros, conhecer o processo lógico que ocorre em cada um deles, é de importância vital para superá-los, ou seja, para que nossas respostas sejam claras e coerentes, adequados aos textos.

Extrapolação
O erro de extrapolação, como o próprio nome indica, acontece quando saímos do contexto, quando acrescentamos ideias que não estão presentes no texto. Ao extrapolar, vamos além dos limites do texto, viajamos além de suas margens, fazemos outras associações, evocamos outros elementos, criamos a partir do que foi lido, deflagramos nossa imaginação e nossa memória, abandonando o texto que era o nosso objeto de interpretação.
A extrapolação é muitas vezes um exercício de criatividade inadequada - porque nos leva a perder o contexto que está em questão. Geralmente, o processo de extrapolação se realiza por associações evocativas, por relações analógicas: uma ideia lembra outra semelhante e viajamos para fora do texto.
Outras vezes, a extrapolação acontece pela preocupação de se descobrir pressupostos das ideias do texto, pontos de partida bem anteriores ao pensamento expresso, ou, ainda, pela preocupação de se tirar conclusões decorrentes das ideias do texto, mas já pertencentes a outros contextos, a outros campos de discussão.
Reconhecer os momentos de extrapolação - sejam analógicos ou lógicos - significa conquistar maior lucidez, maior capacidade de compreensão objetiva dos textos, do contexto que está em questão. Essa clareza é necessária e é criadora: significa, inclusive, uma liberdade maior de imaginação e de raciocínio, porque os voos para fora dos textos tornam-se conscientes, por opção, serão realizados por um projeto intencional, e não mais por incapacidade de reconhecer os limites de um texto colocado em questão, nem por incapacidade de distinguir as próprias ideias das ideias apresentadas por um texto lido.

Redução
Outro erro clássico em exercícios de entendimento de texto, erro oposto à extrapolação, é o que chamamos de redução ou particularização indevida. Neste caso, ao invés de sairmos do contexto, ao invés de acrescentarmos outros elementos, fazemos o inverso: abordamos apenas uma parte, um detalhe, um aspecto do texto, dissociando-o do contexto. A redução consiste em privilegiarmos um elemento (ou uma relação) que é verdadeiro, mas não é suficiente diante do conjunto, ou então que se torna falso porque passa ser descontextualizado. Prendemo-nos, assim, a um aspecto menos relevante do conjunto, perdendo de vista os elementos e as relações principais, ou antes, quebramos este conjunto, fracionando inadvertidamente esse aspecto, isolando-o do contexto. Reconhecer os processos de redução representa, também, um salto de qualidade em nossa capacidade de ler e entender textos, assim como em nossa capacidade de perceber e compreender conjuntos de qualquer tipo, reconhecendo seus elementos e suas relações.

Contradição
O último erro clássico nas interpretações de texto, o mais grave de todos, é o da contradição. Por algum motivo - uma leitura desatenta, a não percepção de algumas relações, a incompreensão de um raciocínio, o esquecimento de uma ideia, a perda de uma passagem no desenvolvimento do texto - chegamos a uma conclusão contrária ao texto. Como esse erro tende a ser mais facilmente reconhecido - por apresentar ideias opostas às expressas pelos textos - os testes de interpretação muitas vezes são organizados com uma espécie de armadilha: uma alternativa apresenta muitas palavras do texto, apresenta até expressões inteiras do texto, mas com um sentido contrário. Um leitor desatento ou/e ansioso provavelmente escolherá essa alternativa, por ser a mais “parecida” com o texto. Por ser a que apresenta mais literalmente, mas “ao pé da letra”, elementos presentes no texto.

Exercício/ exemplo

Vejamos alguns exemplos de erro - extrapolação, redução, contradição - a partir de textos em prosa e em poesia. Muitos destes exemplos são colhidos em experiências de aula de interpretação. Ao aprender a reconhecer os erros, você vai desenvolvendo uma clareza maior para sua prática de interpretar mais lucidamente os textos. Perceba, também, como o resumo e a paráfrase são utilizados durante o processo interpretativo.
Leia atentamente o texto que se segue. Faça a primeira leitura, a de entrar em contato, e, depois, faça a segunda leitura, captando as ideias centrais. Procure fazer um pequeno resumo do texto. Em seguida, verifique se você cometeu algum erro de extrapolação, redução ou contradição.


A tradição e o moderno

A tradição é importante. É democrática quando desempenha a sua função natural de prover a nova geração com conhecimentos das boas e más experiências do passado, isto é, a sua função de capacitá-la a aprender às custas dos erros passados a fim de os não repetir. A tradição torna-se a ruína da democracia quando nega à geração mais nova a possibilidade de escolha; quando tenta ditar o que deve ser encarado como “bom” e como “mau” sob novas condições de vida. Os tradicionalistas fácil e prontamente se esquecem de que perderam a capacidade de decidir o que não é tradição. Por exemplo, o aperfeiçoamento do microscópio não foi conseguido pela destruição do primeiro modelo: o aperfeiçoamento foi realizado com a preservação e o desenvolvimento do modelo primitivo a par com um estágio mais avançado do conhecimento humano. Um microscópio do tempo de Pasteur não capacita o pesquisador moderno a estudar uma virose. Suponha agora que o microscópio de Pasteur tivesse o poder e o descaramento de vetar o microscópio eletrônico.
Os jovens não sentiriam nenhuma hostilidade para com a tradição, não teriam na verdade senão respeito por ela se, sem se arriscar, pudessem dizer: Isto nós o tomaremos de vocês porque é convincente, é justo, diz respeito também à nossa época e passível de desenvolvimento. Aquilo, entretanto, não podemos aceitar. Era útil e verdadeiro para o seu tempo - seria inútil para nós. E esses jovens deveriam preparar-se para ouvir dos seus filhos as mesmas palavras.

(Wilhelm Reich - A revolução sexual)

Observe alguns exemplos de extrapolação, redução e contradição, muito frequente na interpretação de textos.

Extrapolação: O texto fala sobre o papel dos cientistas na sociedade e sobre a importância da ciência para a democracia, que é o melhor sistema de governo.

Redução: O texto fala sobre a importância do microscópio, importante instrumento de investigação científica.

Contradição: O texto afirma que a tradição sempre é um empecilho para o desenvolvimento do conhecimento humano.

Como você vê, no primeiro caso, a afirmativa sai dos limites do texto, volta-se para outro assunto (papel dos cientistas na sociedade, ciência e democracia). No segundo caso, reduz-se o texto à questão do microscópio, que é apenas um exemplo usado. No terceiro caso, conclui-se o oposto do que o texto afirma: a tradição seria sempre um obstáculo.

A compreensão correta do texto apresentaria os seguintes elementos e relações:

A importância da tradição.

A tradição, quando é democrática fornece elementos sobre as experiências do passado.

A tradição, quando é antidemocrática e tenta ditar o que é bom ou mau, em diferentes condições de vida.

O exemplo do microscópio, nos dois casos.

Ao analisar um texto dissertativo, identifique, inicialmente, o argumento principal, aquele que fundamenta a opinião exposta. Em seguida, identifique as consequências decorrentes do que está sendo afirmado e, por fim, a conclusão, que é a reafirmação do argumento principal.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Redações para o 6º ano do Ensino Fundamental

Redação 1:
Copie o texto a seguir na folha do bloco de redações, complete as lacunas com as informações referentes a você.

  • Não se esqueça de pesquisar o significado do seu nome para concluir seu texto.

Redação 2:

Utilize a folha dada pela professora, divida-a em quatro partes e crie metáforas, através de desenhos, características da sua personalidade.

Não use o 1º espaço; ele será utilizado pela professora para a correção.

Ao criar as metáforas, você deverá desenhar um animal, um objeto e uma paisagem, respectivamente, que tenham características semelhantes às suas.

Redação 3:

Na folha do bloco de redação, copie o parágrafo a seguir. Depois continue seu texto, criando um parágrafo para comentar cada uma das suas metáforas.

Comentando minhas metáforas

No meu último trabalho de Redação criei, através de desenhos, metáforas de algumas das minhas características. Agora, vou comentar um pouco o porquê de cada uma das minha escolhas.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Exercícios

Os exercícios de distância entre dois pontos são os da página 539 números 11 ao 14.

O que você está vendo?

Como combinado em aula ai estão as figuras para uma melhor visualização,





terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - DICAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DISCURSIVAS

Caros alunos, estudem esse roteiro para que o sucesso seja garantido nas avaliações. Desejo-lhes muitas conquistas. Um abraço.


INSTITUTO PIO XI
LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÕES PARA AS DISCURSIVAS
PROFESSORA DAISY NOGUEIRA


Muitas vezes, os alunos conhecem o conteúdo encontrado nas provas , todavia não conseguem a pontuação máxima na questão por causa de alguns enganos facilmente contornáveis. Veja o comentário e a orientação para a maioria desses enganos.

1. Não comece seu período com o conectivo pois. Essa conjunção só pode aparecer depois de uma exposição de fatos, tendo em vista que surge para explicar o que já foi dito. Ao usá-lo, lembre-se de que ele exige vírgula imediatamente antes dele.

2. Nunca comece seu período com minúsculas, a não ser que seja uma citação começada no meio do período, e nesse original, a primeira palavra, por causa da posição na frase, esteja com minúscula.

3. Ao citar, transcrever, retirar do texto e similares, o uso das aspas duplas é obrigatório, de acordo com o que estabelece a regra de pontuação em nossa língua.

4.Reescrever, flexionar, corrigir e similares, ao contrário, rejeita as aspas duplas.

5. Não use etc. numa discursiva. Necessitando dar continuidade a um pensamento, utilize entre outras coisas, e outras coisas, dentre outros e similares.

6. Não se faz parágrafo em discursiva.

7. Não se pula linha em discursiva.

8. Cuidado com os excessos nas justificativas. Se já foi dito o que se pretendia, não continue dizendo “ou seja, isso é...” para mais uma vez falar o que acabou de justificar, explicar. Isso é redundância.

9. Não ultrapasse o número de linhas estabelecido pela questão. Isso indica que está havendo embromação.

10. Respostas a lápis não são aceitas em discursivas.

11. Não relaxe na pontuação, na ortografia nem na acentuação. Releia o que foi respondido para corrigir possíveis falhas.

12. A legibilidade é quesito de correção. Se o examinador não entende o que foi escrito, ele tem todo o direito de julgar como lhe parece. Em muitas circunstâncias, ilegibilidade é sinônimo de má vontade, desprezo ou , ou, o que é pior, má-fé.

13. Não utilize palavras cujo significado não seja dicionarizado ou que seja desconhecido por você. Nesses casos, opte por sinônimos.

14. Nas translineações, o hífen, obrigatoriamente, deve aparecer ao lado da parte da palavra que permanece na linha superior. Caso a palavra já contenha hífen, pode-se repeti-lo na linha debaixo (procedimento facultativo).

15. Jamais comece o período com pronome oblíquo e jamais o utilize imediatamente após a vírgula.