quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Acampamento na Bienal

#Acampamento na Bienal 

Não conta lá em casa. Aventuras e desventuras de viajar sem os pais 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 15h00 
Convidado: André Fran 
O convidado: Escritor, roteirista e realizador audiovisual. Um dos criadores do "Não Conta Lá em Casa", do Multishow e colaborador de revistas e jornais especializados em viagens. 
O encontro: O realizador conversa sobre seu último livro, as viagens dos jovens, a transgressão fora de casa, a diversidade cultural e o programa de TV. 

O Marco Civil: querem "regrar" a internet? 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 17h00 
Convidado: Alessandro Molon 
O convidado : Advogado e professor, atualmente Deputado Federal pelo PT do Rio de Janeiro e membro das comissões de Constituição e Justiça e Cidadania, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Educação e Cultura. 
O encontro: O Marco Civil da Internet deve ser encarado como uma proteção aos direitos civis dos brasileiros, ou como uma ameaça às liberdades que todos imaginam ter na internet? 

A economia criativa, os jovens e o Rio de Janeiro do Século XXI 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 19h00 
Convidado: Sérgio Sá Leitão 
O convidado: É jornalista e gestor público brasileiro. É atualmente Secretário de Cultura do Rio de Janeiro e foi presidente da RioFilme. Foi repórter, colunista e editor da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil, além de diretor de redação do Jornal dos Sports. É co-autor dos livros "Futebol-arte: a cultura e o jeito brasileiro de jogar" (1998) e "Marketing esportivo ao vivo" (2000). 
O encontro: Os novos tempos e a economia criativa, um dos campos de maior interesse dos jovens e que representa uma verdadeira perspectiva de realização pessoal e profissional. Quais as oportunidades no Rio de Janeiro? 

Histórias de Fada para quem vive na selva de pedra 
31 de Agosto, Sábado - 15h00
Convidado: Carolina Munhóz 
O convidado: Jornalista e escritora. Correspondente do site Potterish. Autora dos livros "A Fada", "O inverno das fadas" e "Feérica". 
O encontro: A cultura feérica em detalhes e o sentido de contar histórias sobre fadas no mundo 
contemporâneo. Por que tanta gente se interessa? 

Escritos e escritores de literatura fantástica no Brasil 
31 de Agosto, Sábado - 17h00 
Convidado: Raphael Draccon 
O convidado: Romancista, editor e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Curador de literatura fantástica do grupo editorial Leya BR e coordenador editorial do selo Fantasy - Casa da Palavra. 
O encontro: Por onde vai o gosto dos jovens quanto o assunto é a leitura? Um papo aberto com o escritor e também coordenador editorial de um selo que se dedica a um gênero de sucesso, mas que ainda conta com poucos autores no Brasil. 

Como entrar pela porta dos fundos e sair pela porta da frente? 
01 de Setembro, Domingo - 15h00 
Convidado: Equipe Porta dos Fundos 
O convidado: É um coletivo criativo que produz conteúdo audiovisual voltado para a web com qualidade de TV e liberdade editorial de internet. Idealizado por Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, é um dos canais de vídeo mais acessados do YouTube. 
O encontro: A experiência por trás de uma das mais bem sucedidas experiências de vídeo na internet do Brasil. Os novos hábitos de consumo e transformações nas culturas juvenis. 

Pensar e agir como os jovens 
01 de Setembro, Domingo - 17h00 
Convidado: Isadora Faber 
O convidado: Tornou-se muito conhecida ao criar no Facebook uma página sobre sua escola em Florianópolis. Em fevereiro de 2013, ela entrou na lista do jornal Financial Times com 25 brasileiros a serem acompanhados.
O encontro: A jovem que ficou conhecida nacionalmente pelo seus posts no sobre da escola que frequentava, numa conversa sobre a participação juvenil nos rumos da nação e o seu livro de estréia: "Diário de Classe". 

Brinquedos se transformam em ferramentas de criação 
03 de Setembro, Terça-Feira - 15h00 
Convidado: Antônio Thiele 
O convidado: Designer e estudioso das interações homem máquina. Ligado ao departamento de artes e design da PUC-Rio. 
O encontro: Jovens que cresceram dentro de uma cultura de games inventam soluções para os problemas atuais sem deixar de lado a ludicidade, a jogabilidade, a interatividade proporcionada pelos jogos. 

O código élfico em Santo Ossário do Brasil 
03 de Setembro, Terça-Feira - 17h00 
Convidado: Leonel Caldela 
O convidado: Leonel Caldela é autor da "Trilogia da Tormenta", série de romances de fantasia medieval. Em conjunto com vários suplementos de sua autoria, a trilogia ajudou a redefinir o cenário de RPG "Tormenta", o maior do mercado nacional. Também escreveu "O caçador de apóstolos" e "Deus Máquina", romances de fantasia medieval. Atua desde 2002 como tradutor de RPG, e desde 2010 como editor de RPG da editora Jambô. Em 2013, lançou o romance O código élfico. 
O encontro: Conversa sobre a criação literária a partir do trabalho do autor, que associa elementos de fantasia e criação com complexas referências de um mundo contemporâneo dominado por conflitos internacionais, mega empresas, avanços genéticos e sectarismo religioso. 

A última princesa: fantasia de inspiração histórica 
04 de Setembro, Quarta-feira - 15h00 
Convidado: Fabio Yabu 
O convidado: Escritor e criador de quadrinhos, TV e literatura infantil e juvenil. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão "Combo Rangers" e "Princesas do Mar". É colunista da Revista DM e podcaster do Nerdcast.
O encontro: A literatura de inspiração histórica desperta interesse de leitores e escritores. A antiguidade,a Idade Média, os impérios, com seus heróis e princesas. Um passeio pelo imaginário e as referências histórica do multiartista Fabio Yabu. 

Machu Picchu: na trilha das famílias 
04 de Setembro, quarta-feira - 17h00 
Convidado: Tony Bellotto 
O convidado: Músico e escritor brasileiro. É guitarrista e compositor da banda de rock "Titãs" desde a sua criação, nos anos 1980. Tony também é apresentador do: "Afinando a Lingua" no canal Futura e o seu personagem ficcional mais conhecido é o o detetive Bellini, protagonista de três dos seus livros. 
O encontro: Famílias em crise estão em evidência no último livro de Belloto, que mergulha nas relações humanas e intergeracionais, sempre importantes para as culturas jovens. 

Qual vai ser a próxima killer application? 
05 de Setembro, Quinta-Feira - 15h00 
Convidado: Marcelo Pereira 
O convidado: Desenvolvedor, pesquisador e professor no campo das mídias digitais. 
O encontro: As novas tecnologias são, para muitos, uma promessa de carreira meteórica, enriquecimento rápido e solução dos problemas da educação. Isso é verdade? Como pensar tudo numa perspectiva crítica? Qual vai ser a próxima killer application? 

Como se faz um amigaozão? 
05 de Setembro, Quinta-Feira - 17h00 
Convidado: Andrés Lieban 
O convidado: É formado em Artes Plásticas e trabalha com animação há mais de 20 anos, acumulando inúmeros prêmios nacionais e internacionais com seus curtas e séries em eventos como Anima Mundi, Festival de Chicago, Divercine, Licensing Challenge/ MipCom Jr. e Preux Janeusse Iberoamericano. Criador e diretor das séries “Meu AmigãoZão” (melhor programa infantil da TV de 2010 pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte) e “Quarto Do Jobi”, é também sócio e Diretor Criativo da produtora 2DLab.
O encontro: O universo narrativo e da criação em um dos campos mais dinâmicos da economia criativa: a animação. Como e por que tantos jovens são atraídos por criar histórias, quadrinhos e personagens, sendo aceitos e respeitados profissionalmente mundo afora. 

O que não se aprende na internet? 
06 de Setembro, Sexta-feira - 15h00 
Convidado: Natália Menhém 
O convidado: Sócia-fundadora da Sustenta Projetos Socioeconômicos, Natália Menhem é cientista social. Realiza estudos socioeconômicos, projetos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, diagnóstico e análise de impactos socioeconômicos, projetos de empoderamento e fortalecimento de negócios sociais. É diretora-presidente do Instituto Artivisão desde 2011, organizadora do TEDxBeloHorizonte e embaixadora regional do TEDx em 2013. 
O encontro: Jovens gostam de aprender pelo audiovisual. O TEDx é uma das maiores e mais bem sucedidas fontes de conhecimento disponíveis na internet. Mas, o que pensa a embaixadora do TEDx no Brasil, o que não se pode aprender pela internet. 

Fortes emoções para gente nova 
06 de Setembro, Sexta-feira - 17h00 
Convidado: Paula Pimenta 
O convidado: Publicitária e escritora. Trabalhou na Rede Minas, no programa "Brasil das Gerais" e como assessora de marketing no Minascentro. Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas "Confissão". É mais conhecida pelas séries "Fazendo meu Filme" e "Minha Vida Fora de Série". Atualmente também colunista da Veja e do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte. 
O encontro: Histórias e personagens que falam alto para um público exigente, crítico e cada vez mais bem informado: os teens. 

Nu aos 50 
06 de Setembro, Sexta-Feira - 19h00 
Convidado: Zeca Camargo 
O convidado: Apresentador e jornalista nascido em Uberaba. Atualmente, é editor-chefe e apresentador do Fantástico, da Rede Globo.Zeca começou sua carreira como repórter de música em 1987, na Folha de S. Paulo e, em 1989, tornou-se correspondente do jornal em Nova York. No início de 1990, Zeca foi convidado pela MTV, que se preparava para estrear no país, para ser o diretor de jornalismo da emissora e apresentador do jornal MTV no ar. Ele também escreveu livros como "A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagem", e mais recentemente "Nu". 
O encontro: Conversa com o jornalista, autor e apresentador de TV sobre sua biografia e a trajetória pessoal. Um mergulho na experiência de pensar e escrever sobre si mesmo, mas sem perder o jovialidade e o humor. 

Guia prático para entender os nerds 
07 de Setembro, Sábado - 15h00 
Convidado: Eduardo Spohr 
O convidado: A paixão pela literatura e pelo estudo da História o levaram a estudar Comunicação Social. Trabalhou como repórter no "Cadê Notícias", na StarMedia, no iG, como analista de conteúdo do Ibest e depois como editor do portal Click 21. Hoje, além de seus projetos autorais, é consultor de roteiro e ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”, na faculdade Hélio Alonso (FACHA), do Rio. 
O encontro: Autor de sucesso, fonte de inspiração para jovens escritores e leitores brasileiros, Spohr também é um conhecedor dos hábitos e da cultura nerd. Uma conversa sobre literatura, escritores e comportamento contemporâneo. 

Meu negócio é criar um mundo atrás do outro 
07 de Setembro, Sábado - 17h00 
Convidado: André Vianco 
O convidado: André começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor. Seu primeiro best-seller foi "Os Sete", lançado em 2000. Já dirigiu três curta-metragens e também produziu e dirigiu o piloto de seriado "O turno da noite" para TV em 2010. Hoje atua comoroteirista para a Rede Globo. 
O encontro: Para entender e desvendar os diferentes universos criados pelos escritores, uma conversa com um brasileiro que se declara um "criador de mundos". Por que os mundos inventados são tão interessantes e atrativos? 

Não faz sentido: ganhar dinheiro com vídeo grátis! 
08 de Setembro, Domingo - 15h00.
Convidado: Felipe Neto 
O convidado: Vencedor da categoria Webstar do VMB, Felipe Neto pode ser considerado o vlogger mais conhecido do Brasil. Após trabalhar como ator e apresentador em canais de televisão, investiu na carreira de empresário ao criar a Parafernalha. Seus vídeos alcançam milhões de visualizações e se tornaram referências, gerando questionamento e debates com temas polêmicos, muitas vezes relacionados à cultura pop. Hoje é CEO da empresa ParaMaker. 
O encontro: Encontro para conversar a sério sobre a experiência do autor, relatada em seu livro mais recente, ao escolher o vídeo na internet como uma opção de vida e de carreira.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Olá alunos(as)!
Segue o site que apresenta modelos de provas anteriores. Estudem!! A 1ª fase será no dia 15/06/13.
www.obm.org.br

Abraços, Professora Andréa M. Chagas

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESPANHOL - 2ª SÉRIE

Pessoal, aqui estão algumas palavras do texto da pág. 132 que tal vez vcs possam ter alguma dúvida. Também tem alguns links de exercícios.

Abraços e estudem,

Ivan

Minoridad = tempo em que somos menores de idade.
Efímero = algo passageiro, de curta duração.
Paradoja = idéia estranha ou contrária ao pensamento comum. Paradoxal.
Consigna = Em movimentos políticos, militares, sindicais, ordem que se dá aos subordinados.
Morbo = atração por acontecimentos desagradáveis.
Desdibujar = Perder a clareza ou a precisão, uma pessoa, idéia, pensamento.
Canje = troca ou substituição, principalmente de objetos mas também de pessoas.
Gusano = especie de minhoca.
Aducir = Apresentar provas ou razões.
Erróneo = Que tem erro.



http://www.quia.com/quiz/252898.html?AP_rand=590896964 (pret. indefinido irregular - alguns verbos não foram trabalhados mas serve para praticarem)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alô amigos!

Segue o link para baixar o arquivo da aula sobre o Cap. 5. Caso tenha alguma dúvida para baixa-lo, peça ajuda a um adulto.

http://www.mediafire.com/download/hnhg23ox07p5czw/Universo.ppt


Grande abraço,

Prof. Eloir

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Modelo do Jornal

Segue o link para baixar o modelo de jornal em A4.

Grande abraço e bom trabalho!

Eloir

http://www.mediafire.com/?de19t8if11wd92c

quinta-feira, 2 de maio de 2013

LISTA BIBLIOGRÁFICA SUGERIDA PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA


LISTA BIBLIOGRÁFICA SUGERIDA PARA A
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

1.   O céu e seus mistérios, Ed. Melhoramentos, Coleção “As origens do saber natureza”       , 47 páginas. NIVEIS 1, 2 e 3.  

2.   O universo, Ed. Ática, Coleção “Atlas visuais”, 4a edição, 1996, Consultor: Augusto Daminelli Neto, Tradução: Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 63 páginas.  NÍVEL 3       

3.   Estrelas & galáxias,  Chris Oxlade, Tradução Luciano Vieira Machado, Consultoria, Walmir Thomazi Cardoso, Ed. Moderna, Coleção “Descobrindo mais”, 1998, Título original “Beyond the night sky, 24 páginas.             NIVEIS 3 e 4.  

4.   Os segredos do sistema solar, Paulo Sérgio Bretones, Atual Editora, Coleção: Projeto Ciência, 44 páginas.      NÍVEIS 1 e 2

5.   Os segredos do universo, Paulo Sérgio Bretones, Atual Editora, Coleção Projeto Ciência, 51 páginas. NÍVEIS 1 e 2     

6.   Céu e Terra 1, Coleção: Ciência Hoje na Escola, 1996, 91 páginas. NÍVEIS 1 e 2

7.   A história do universo, Heather Couper e Nigel Henbest, Ed. Moderna, tradução: Laura Karin Gillon, Consultoria: Walmir Thomazi Cardoso, Título original: Big Bang, 1998, 45 páginas. NÍVEL 4.

8.   Buracos negrros, Heather Couper e Niguel Henbest, Ed. Moderna, tradução: Laura Karin Gillon, Consultoria: Walmir Thomazi Cardoso, Título original: Black Holes, 1997, 45 páginas. NÍVEL 4.

9.   Conceitos de Astronomia, Roberto Boczko, Ed. Edgard Blucher. NÍVEL 4.

10. Una visita al universo conocido, Alejandro Feinstein e Horacio Tignanelli, Ediciones Colihue, coleção: ciências para los que se sienten jovenes, 142 páginas.  NÍVEIS 1 e 2.

11. Que sun, primer diccionario de astronomía para chicos, Horacio Tignanelli, Ediciones Colihue, 191 páginas. NÍVEIS 1 e 2.

12. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Editora Nova Fronteira, 1a edição 1997, 914 páginas. NIVEIS 1, 2, 3 e 4.

13. Astronomia e Astrofísica (Curso de Extensão Universitária, Departamento de Astronomia, Instituto Astronômico e Geofísico, USP, tel. (011) 577-8599), Editor W.J.Maciel, 1991. NÍVEL 4.

14. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica, Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva, http://www.if.ufrgs.br/~kepler/fis207, kepler@if.ufrgs.br , 1998, 500 páginas. Temos este material todo em CD na Coordenação da II OBA. NÍVEL 3 e 4.

15. O Universo, Isaac Asimov,  Bloch Editores, 3a edição 1974, Tradução de Ricardo Werneck de Aguiar, título original The universe from flat earth to Quasar, 1966, 325 páginas. NÍVEIS 2, 3 e 4.

16. La Familia del Sol, Julieta Fierro e Miguel Ángel Herrera, 1a edição 1988, Coleção La ciência/62 desde méxico, 177 páginas. NÍVEL 3 e 4.

17. O Céu, Rodolfo Caniato, coleção “Na sala de aula”, Editora Ática, 1990, 144 páginas. NÍVEL 1, 2 e 3.

18. Astronomia Popular, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 1a edição 1987, Livraria Francisco Alves Editora, S.A., 207 páginas. NÍVEIS 1  e 2.

19. Nossos Planetas – uma fascinante viagem através do sistema solar, Alberto Delerue, Bloch Editores S.A., 1993, 147 páginas. NÍVEL 1, 2 e 3.

20. Apostila Oficina de Astronomia, João Batista Garcia Canalle, Instituto de Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tel. (021)587-7150, 102 páginas. NÍVEL 1, 2, 3 e 4.

21. Atlas de Astronomia, Oscar Matsuura, Editora Scipione. NÍVEL 1, 2 e 3.

22. O universo – teorias sobre sua origem e evolução, Roberto de Andrade Martins, 4a edição, Ed. Moderna, 1996, 183 páginas. NÍVEL 4.

23. Da Terra às Galáxias – Uma introdução à astrofísica, Editora Vozes, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 7a edição, 1998, 403 páginas. NÍVEL 3 e 4.

24. Buracos Negros – Universos em colapso, Editora Vozes, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 6a edição, 1996, 148 páginas. NÍVEL 3 e 4.

25. Nascimento, vida e morte das estrelas – A evolução estelar, Editora Vozes, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 1a edição, 1995, 132 páginas. NÍVEL 4.

26. Atlas Celeste, Editora vozes, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, 8a edição, 1997. NÍVEIS 3 e 4.

27. Fundamentos de Astronomia, Romildo P. Faria, Ed. Papirus, NÍVEIS 3 e 4.

28. O Big Bang, Josph Silk, Ed. Guanabara, NÍVEIS 3 e 4.

29. Astronomia a Olho Nu, Romildo P. Faria, Ed. Brasiliense, 1986, NÍVEIS 3 e 4.

30. Cosmos, Carl Sagan, Ed. Francisco Alves, NÍVEL 4.

31. O colapso do universo, 5a Edição, Isaac Asimov, Ed. Francisco Alves, NÍVEL 4.

32. O cometa Halley, Irineu Gomes Varella, Artur Quirino, Elias Tyrrell Tavares Jr e Paulo Gomes Varella, Cidade de SP, SSO,DEPAVE, 76 páginas, NÍVEL 4.

33. Halley, viajante do universo, Romildo P. Faria e Beatriz H.A.Pereira, Ed. Nova Stella, 155 páginas, 1985,  NÍVEIS 3 e 4.

34. Alpha Centauri, Isaac Asimov, Ed. Francisco Alves, 1981, 132 páginas, NÍVEIS 3 e 4.

35. Radioastronomia – Noções, Jaroslav Smit, Ed. Érica, 88 páginas, NÍVEL 4.

36. As origens de nosso universo, Malcolm Longair, Ciência e Cultura, Jorge Zahar Editor, 150 páginas, 1994,  NÍVEL 4.

37. Ciência Hoje na Escola, - CÉU E TERRA 1, SBPC, 91 páginas, NÍVEIS 1 e 2.

38. Rumo ao ovo cósmico, Edgar Rangel Netto, Coleção Iniciação à Astronomia, Ed. FTD, 1997, 31 páginas, NÍVEIS 1 e 2.

39. Dança dos Planetas, Edgar Rangel Netto, Coleção Iniciação à Astronomia, Ed. FTD,  31 páginas, 1997, NÍVEIS 1 e 2.

40. O mapa do céu, Edgar Rangel Netto, Coleção Iniciação à Astronomia, Ed. FTD, 31 páginas, NÍVEIS 1 e 2.

Fonte: www.obra.org.br em 02/05/2013

domingo, 31 de março de 2013

ESPANHOL - 3ª SÉRIE

Prezados alunos, aqui está o gabarito do exercício da pág. 174 (n° 1) do livro.

a) se hayan encontrado
b) hubieras/hubieses avisado - hubieras/hubieses comprado
c) hayamos combinado
d) se haya incorporado
e) hayan servido
f) hubiera/hubiese atendido
g) se hayan satisfecho
h) haya terminado

Envio alguns links para que pratiquem:

http://pot-pourri.fltr.ucl.ac.be/gra/exercices/verbo/preteritos08/verbos03/exe.cfm?serie=1 (pretérito perfecto de subjuntivo)

http://www.sflt.ucl.ac.be/gra/Exercices/verbo/preteritos07/verbos01/exe.cfm?serie=1 (pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo)

http://www.colby.edu/~bknelson/SLC/subj_past_adj1.php (pret. imperfecto de subjuntivo)

http://www.sflt.ucl.ac.be/gra/Exercices/verbo/condicional01/verbos01/exe.cfm?serie=1 (condicional simple)
http://pot-pourri.fltr.ucl.ac.be/gra/exercices/verbo/condicional02/verbos01/exe.cfm?serie=1 (condicional compuesto)

Abraços,

Ivan

domingo, 11 de novembro de 2012

Correção Centro-Oeste


Amigos do 7º ano:
                Conforme combinado, estou postando a correção comentada das atividades dos capítulos do Centro-Oeste.

Cap. 18 (pág. 164):
1-      No início, temos atividades como a exploração do ouro de aluvião, e em seguida a pecuária.
2-      Com a construção de ferrovias, estradas, vendendo terras e construindo uma nova capital.
3-      Principalmente a concentração fundiária, que levou milhares de agricultores a migrar para as cidades.
4-      Problemas de infraestrutura (moradias, saneamento, desemprego, segurança...)
5-      Claro que sim. Em muitos bairros da nossa cidade há essa segregação entre ricos e pobres.
6-      Principalmente a grilagem e a invasão das terras indígenas.

Cap. 19 (pág. 172):
1-      O avanço da fronteira econômica para o Norte e Centro-Oeste do Brasil, com destaque para a pecuária e a agricultura.
2-      O relevo (basicamente plano), o clima e a vegetação (mais fácil de retirar) acabaram favorecendo. Irrigação, calagem, fertilização, máquinas...
3-      Relevo e clima (favorecem a formação de pastagens)
4-      Principalmente a instalação da agroindústria. A expansão da agropecuária colaborou para essa industrialização.
5-      Seriam levados por todo o rio. Assim, mostra a importância de preservar os rios do cerrado (muitas nascentes).
6-      Cuidar do lixo, não provocar incêndios, não sujar rios...

Grande abraço!

Eloir

sábado, 10 de novembro de 2012

EXERCÍCIO DE ESPANHOL - 9° ANO

Meninos e meninas, corrigindo os testes verifiquei que muitos de vocês ainda têm dificuldades com os "pronombres complemento directo e indirecto". Envio este exercício para que possam se preparar melhor para a prova. Imprimam ou façam à mão e levem-no na para terça-feira (13/11).

Abraços,

Pro. Ivan

I. Marca la alternativa que complete cada espacio de manera correcta. Presta atención al uso de 1 ó 2 pronombres. Donde creas que no es necesario, marca la X.

 1. La madre le va a leer un cuento a su hijo.

     ¿Por qué ___________ va a leer?

      a) lo     b) X     c) la se     d) le     e) se lo

 
2. ¿Quién os está financiando el viaje a Madrid?

     La financiera está financiando ___________

     a) noslo     b) os la     c) los     d) la     e) X

 
3. Anoche necesité hablar contigo y no _________ encontré.

     a) la     b) os lo     c) lo     d) se lo     e) te


4. Acabo de recordar que los libros que estaba buscando, _____________ había prestado a Martín.
 
     a) te los     b) X     c) me los     d) los     e) se los

 
5. Clara, ¿cuándo vas a contar __________ a tus amigos que vas a salir de la empresa?
 
     a) selo     b) los     c) noslo     d) les     e) os

 
II. Lee el siguiente texto  y circula los pronombres de complemento indirecto.
 
        Querida Talita,

        ¡Espero encontrarte bien!

        Esta semana estamos preparando una sorpresa a los niños. Vamos a regalarles un paseo al circo de la ciudad. Ellos ya nos pidieron esto un montón de veces, pero nunca tuvimos tiempo. Ahora mi mujer y yo ya estamos con todo listo para el grande día. Yo conseguí una otra persona para sustituirme en el trabajo y mi mujer va a pedirte el favor de cambiar tu día de descanso con ella. Ya estoy escribiendo antes para que puedas tener tiempo en pensar cómo nos puedes ayudar. Sólo pedimos que no le cuentes nada al gerente por ahora. Primero queremos arreglar todo y después comunicamos a todos.

       Gracias por tu ayuda,

       Guido

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

9° ANO - ESPANHOL

Meninos, tal como prometi, estou postando alguns links com exercícios para praticarem para o teste da semana que vem.

http://legacy.lclark.edu/~benenati/pronombrespersonales/dirind1.html (fazer cada exercício e clicar no número correspondente a ele no final da página)

http://cajondesastre.juegos.free.fr/Ejercicios/gramatica/combinacion_CDCI_1.htm (pronombre directo e indirecto)

http://www.gramaticas.net/2010/09/ejemplos-de-articulos-neutros.html (teoria sobre o artigo neutro LO)

http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=qJ5wZ7HFcFSVava1AmpPFR1xNvCa3Gcr8chsETvq4Ls~

Abraços,

Prof. Ivan

3ª SÉRIE - ESPANHOL

Pessoal, aqui estão as palavras que podem gerar alguma dúvida nos textos que pedi para lerem:

Divisar = avistar; adelanto = avanço; ingenio = criatividade, inteligência; topar = ter contato, esbarrar; acuñar = criar expressões ou conceitos de grande difusão, hermanado = união de irmandade; encierro = encerramento; parcela = parte de alguma coisa; desplazar = deslocar; jamón = presunto; manjar = coisa deliciosa, saborosa; fecha = data; adorno = enfeite; alejado = distante, afastado; pirotecnia = fabricação ou utilização de fogos de artifício.

Estudem para o teste.

Abraços,

Prof. Ivan

terça-feira, 23 de outubro de 2012

3ª SÉRIE - ESPANHOL

¡Buenas tardes, chicos y chicas! Tal como les prometí, aquí les envío algunos enlaces para que practiquen para el test del viernes.
http://legacy.lclark.edu/~benenati/pronombrespersonales/dirind1.html  (pronombre complemento directo e indirecto)

http://cajondesastre.juegos.free.fr/Ejercicios/gramatica/combinacion_CDCI_1.htm (pronombre complemento directo e indirecto)

http://www.espagnolfacile.com/exercices/exercice-espagnol-2/exercice-espagnol-38027.php (voz pasiva perifrástica)

Después les mando otros enlaces y un comentario sobre el vocabulario de los textos que les pedí que leyeran.

Abrazos,

Prof. Iván

domingo, 21 de outubro de 2012

2ª SÉRIE - ESPANHOL

Hola chicos y chicas de la 2ª serie. Aquí les envío unos enlaces importantes para que estudien y practiquen.
http://www.ver-taal.com/gr_verbosdecambio.htm (verbos de cambio)

Abrazos,

Prof. Iván

1ª SÉRIE - ESPANHOL

Meninos, quero fazer uma correção. No site "auladiez" (exercício com os números cardinais), fazer o exercício n° 2 e não o n° 1, como postei anteriormente.

¡Abrazos y buen fin de semana!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

1ª SÉRIE - ESPANHOL

Chicos y chicas de la 1ª serie, aquí les mando unos enlaces (link) para que practiquen la forma escrita de los números cardinales y ordinales:

http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/nivelI/actividad_01.htm .
http://www.auladiez.com/ejercicios/numeros.html (hacer solo el ejercicio n° 1)
http://www.xtec.cat/~jgenover/number2.htm (ordinales)

¡Abrazos y buen fin de semana! ¡Ah, estudien!!

Prof. Iván













terça-feira, 16 de outubro de 2012

1ª SÉRIE - ESPANHOL

Estimados alumnos, aquí les mando un resumen de la clase del jueves / viernes y algunos enlaces (links) para que practiquen. Esta materia cae en el próximo test.

Imperfecto de indicativo

I. Construcción

Es probablemente el tiempo más regular que existe.
CANT - AR COM - ER VIV - IR
(yo) cant -ABA com -ÍA viv -ÍA
(tú) cant -ABAS com -ÍAS viv -ÍAS
(él, ella, usted) cant -ABA com -ÍA viv -ÍA
(nosotros, nosotras) cant -ÁBAMOS com -ÍAMOS viv -ÍAMOS
(vosotros, vosotras) cant -ABAIS com -ÍAIS viv -ÍAIS
(ellos, ellas,
ustedes)
cant -ABAN com -ÍAN viv -ÍAN          
 
Únicamente hay tres irregulares:
SER IR V-ER
(yo) era iba v-e -ÍA
(tú) eras iba v-e -ÍAS
(él, ella, usted) era iba v-e -ÍA
(nosotros, nosotras) éramos íbamos v-e -ÍAMOS
(vosotros, vosotras) erais ibais v-e -ÍAIS
(ellos, ellas, ustedes) eran iban v-e -ÍAN
 
En el siguiente enlace http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/nivelII/actividades/actividad_04.html?id=9 hacer ejercicio hasta la actividad donde aparece un pescador.
 
En este enlace (http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/nivelI/actividad_53.htm), pueden hacer todas las actividades.
 

El pretérito indefinido o Pretérito Simple

I. Construcción

I.1. Verbos completamente regulares

CANT - AR COM - ER VIV - IR
(yo) cant com viv
(tú) cant -ASTE com -ISTE viv -ISTE
(él, ella, usted) cant com -IÓ viv -IÓ
(nosotros, nosotras) cant -AMOS com -IMOS viv -IMOS
(vosotros, vosotras) cant -ASTEIS com -ISTEIS viv - ÍSTEIS
(ellos, ellas, ustedes) cant -ARON com -IERON viv -IERON

Nota: Observa que la 1ª persona del plural de los verbos en -ar y en -ir es la misma para el Pretérito Indefinido y Presente de Indicativo; pero gracias al contexto, es prácticamente imposible una confusión entre ambos tiempos.
 
D - AR
(yo) d -I
(tú) d -ISTE
(él, ella, usted) d -IO
(nosotros, nosotras) d -IMOS
(vosotros, vosotras) d -ISTEIS
(ellos, ellas, ustedes) d -IERON
Nota: Sin ser un verbo regular, dar no puede ser considerado tampoco un verbo irregular. Su única particularidad es que siendo un verbo que termina en -ar, se conjuga regularmente como un verbo en -er o en -ir.

Este bimestre solo trabajaremos con verbos regulares en el Pretérito Indefinido, pero algunos ejercicios traen también verbos irregulares. Si quieren, pueden hacerlos o no.
 
El siguiente enlace loS ayudará a practicar esta información:
 
http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/nivelI/actividad_39.htm
 
También pueden encontrar más ejercicios  sobre todas las informaciones mencionadas arriba en la página http://pot-pourri.fltr.ucl.ac.be/gra/
 
Abrazos,
 
Iván
 
 
 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Direitos e Cidadania



 Direitos e Cidadania

                 Cidadania (do latim, civita, "cidade"), é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, no entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
Direitos e deveres do Cidadão Constituição Federal de 1988
Devemos lutar para que os nossos direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter a consciência de nossos deveres e cumpri-los.
Como Cidadão você tem direito de:
  • Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz;
  • Direito de igualdade perante a Lei;
  • Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante;
  • Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações telegráficas, de dados e telefônicas;
  • Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, cientifíca, literária, e de comunicação;
  • Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas;
  • Direito à Informação, Direito de propriedade;
Como Cidadão você tem o dever de:
  • Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo;
  • Cumprir a leis;
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas;
  • Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que sejam incapazes;
  • Educar e proteger nossos semelhantes, Proteger a natureza;
Proteger o patrimônio comunitário; Proteger o patrimônio público e social do país; Colaborar com as autoridades



                         Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
                         A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

                 As palavras  cidadania, cidadãos e cidades possuem uma mesma origem semântica. A palavra “cidadãos” tanto representa os habitantes de uma cidade, quanto os indivíduos que possuem direitos civis, políticos e sociais.
                       Para a pessoa ser cidadã e ter direito à cidadania e a viver plenamente sua vida, são necessários os direitos civis. Todos os cidadãos têm o direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei – o conjunto desses direitos forma a sociedade civil.
Os direitos políticos de um cidadão que tem pleno gozo de sua cidadania referem-se à participação no governo da sociedade através de manifestações políticas, discussões dos problemas do governo, organização de partidos, de votar e de ser votado.
                    Para     efetivar o pleno exercício do cidadão e do direito à cidadania, temos também os direitos sociais, que incluem o direito ao trabalho, ao salário, à saúde, à educação e à moradia. Todos os direitos dos cidadãos que formam a cidadania são baseados na justiça social. Aliás, além dos direitos, os cidadãos também devem seguir seus deveres perante a lei, perante a sociedade.
A ideia de cidadão e do direito à cidadania surgiu na Antiguidade, quando a cidade representava a unidade comunitária. Portanto, a palavra “cidadania” deriva de “cidade” e é no espaço público das cidades que os cidadãos se encontram para reivindicar seus direitos, sua cidadania.
                    Desde a Antiguidade, várias pessoas não tiveram o direito à sua cidadania – foram cidadãos sem cidadania, ou seja, sem os direitos civis, sociais e políticos. A escravidão, desde a Antiguidade até à contemporaneidade, constituiu a plena proibição à liberdade das pessoas escravizadas.
                        As relações de servidão na Idade Média restringiram a liberdade do camponês e tiraram dele o direito de ter uma propriedade. No período medieval, somente os nobres possuíam terras. Na Idade Contemporânea, milhões de pessoas não possuem um pedaço de terra. O exemplo do Brasil é clássico: o país possui uma grande extensão territorial, mas a maioria da terra sempre esteve em posse de grandes latifundiários, enquanto a grande parte da população é conhecida como “sem-terra”. Há séculos se falou em reforma agrária (a distribuição de terras entre a população sem-terra), mas isso parece estar longe de acontecer.
Os exemplos de não exercício da cidadania são muitos; citamos alguns exemplos para demonstrar que a cidadania não alcança todos os cidadãos, mas poucos.





Como surgiu a cidadania?
A ideia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a ideia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiras e escravos não eram considerados cidadãos.
Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A ideia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada.
Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).
Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em consequência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.
O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia.
Em consequência dessa união, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis (através dos impostos).
Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para "sacaneá-la". A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o Absolutismo (poder total do Rei), foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas:
  • Revolução Industrial;
  • Iluminismo (Revolução Filosófica);
  • Revolução Francesa (A maior de todas);
  • Independência dos Estados Unidos;
  • Revolução Inglesa.
Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.
Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.
Por um lado, trata-se do mais avançado processo que a humanidade já conheceu, por outro lado, porém, surge o processo de exploração e dominação do capital.
A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade, surgindo assim, as primeiras constituições (Estado feito a serviço da Burguesia).
Acontece a grande contradição: cidadania X capitalismo. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. No capitalismo, a grande maioria não pode ter muito dinheiro, afinal, ser capitalista é ser um grande empresário (por exemplo). Se todos fossem capitalistas, o capitalismo acabaria ninguém mais ia trabalhar, pois não existiriam mais operários (por exemplo).
Começaram a ocorrer greves (pressão) contra os capitalistas por parte dos trabalhadores, que visavam uma vida melhor e sem exploração no trabalho.
Da função de político, o homem passa para a função de consumidor, o que é alimentado de forma acentuada pela mídia. O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impõem como necessárias para sua sobrevivência. Isso se mantém até os dias de hoje (ideia de consumo). Para mudar essas ideias, as pessoas devem criar seus próprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental.
Alguns pensadores e filósofos:
Para conhecer mais filósofos e pensadores, aprender tudo sobre filosofia, desde a Grécia Antiga até a filosofia moderna e contemporânea acesse o Mundo dos Filósofos - Filosofia Clássica, Moderna e Contemporânea.
Carta ao jovem
Caro jovem, não permita que a ideia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criança passando fome não se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania. Conquiste seu título honroso de
cidadão combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade. Através da cidadania é que iremos alcançar uma melhor qualidade de vida humana.