segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rio de Janeiro recebe grande exposição de Tarsila do Amaral
 “Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo” 
Começou dia 13 de fevereiro, a exposição “Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo” no CCBB-RIO, Centro Cultural Banco do Brasil, com mais de 80 obras entre pinturas, desenhos, objetos e gravuras desta grande artista do modernismo brasileiro. Aconteceu até o dia 29 de abril de 2012.
Fomos em dois dias: 24 e 25 de abril com turmas do 9º ano do E.F. e da 3ª série do E.M.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro
Antropofagia (1929) 
A ideia central para a mostra surgiu com a descoberta de uma preciosidade da família: o “Diário de Viagens”.Esse caderno íntimo nos leva a uma bem-vinda intromissão em particulares da vida de Tarsila. 
O conceito da exposição se baseou no diário e foi reunido o maior número possível de obras para um percurso emocional, afetivo e único.
“O enfoque dado foi, em primeiro lugar, intimista; depois, temático e, quando possível, cronológico. Há um caos proposital, planejado para que o visitante possa sentir-se mais próximo da vida da artista e admire as obras individualmente, livres de classificações mais rígidas”, explica Antonio Carlos Abdalla, curador da mostra, que também tem Tarsilinha (sobrinha-neta) como curadora pela parte da família. A mostra conta com 82 obras constituídas por pinturas, esculturas e desenhos, e exibe também objetos pessoais como a estola, bengala, pinceis, palheta de tintas, cartas, e inclusive o diário de Tarsila. Aprendi muito e passei a admirar ainda mais essa grande mulher que encantou o mundo todo e que teve um papel importantíssimo no modernismo. 
Ela era um gênio, dominando perfeitamente a pintura e o desenho figurativo, e de uma criatividade sem limites para a época. A qualidade de seus trabalhos é tanta, que de forma alguma envelheceram ou se tornaram comuns. Essa foi a primeira exposição com os trabalhos de Tarsila no Rio em 40 anos
  

 
Antropofagia (1929)





Essa é uma oportunidade única para ver telas como “Antropofagia”, “Morro da favela”, “O sapo”, “O Lago”, entre várias outras.


Uma ousadia é a inclusão da pouco mostrada segunda versão da obra “A Negra”, que foi deixada inacabada por Tarsila, sugerindo uma continuidade para a leitura de seu trabalho e abertura de inúmeras possibilidades de interpretação.
 
‎"Tarsila , nome Brasil, musa radiante que não queima, dália sobrevivente no jardim desfolhado, mas constante em serena presença nacional fixada com doçura, Tarsila amora amorável d’amaral prazer dos olhos meus onde te encontres azul e rosa e verde para sempre"
Trechos de BRASIL/TARSILA de Carlos Drummond de Andrade
ANEXO  1


ANEXO 2
 “Para esta mostra não consideramos os períodos habitualmente identificados em sua obra (Pau-Brasil, Antropofágico e Social). O enfoque dado, em primeiro lugar, foi intimista; depois, temático e, quando possível, cronológico. Há um proposital e aparente caos, planejado para que o visitante possa sentir-se mais próximo da vida da artista e admire as obras individualmente, livres de classificações mais rígidas”, explica Antonio Carlos Abdalla, curador da mostra, que também tem Tarsilinha do Amaral (sobrinha-neta de Tarsila) como curadora pela família da artista.”
Tarsila teve três mostras individuais no Rio de Janeiro: em 1929 e 1933, no Palace Hotel, e em 1969, no Museu de Arte Moderna. Grande número das obras presentes nessas mostras esta agora no CCBB. Entre elas estão “Carnaval em Madureira” (1924), “Manacá” (1927), “Morro da favela” (1924) e “Antropofagia” (onde duas das obras emblemáticas da artista se entrelaçam – “A Negra” e o “Abapuru”, de 1929).
                “A Negra”, inclusive, deve surpreender os visitantes: os curadores finalizaram a exposição com a segunda versão da obra, que a artista deixou inacabada. A ideia é sugerir inúmeras possibilidades de interpretação da obra fundamental de Tarsila do Amaral, que permanece, assim, em aberto. “

ANEXO 3

UM POUCO DA HISTÓRIA  E VIDA DE TARCILA DO AMARAL

RIO - Foi no Rio de Janeiro que, em 1929, Tarsila do Amaral fez sua primeira mostra individual no Brasil. Depois, expôs na cidade em 1933 e em 1969. Desde então, a artista modernista que talvez seja a mais frequente no imaginário popular nunca mais teve uma exposição na cidade. Há, no entanto, uma falta que será rapidamente identificada: "Abaporu" (1928), sua pintura mais famosa, não integra a exposição. Segundo o curador Antônio Carlos Abdalla, o colecionador Eduardo Costantini, dono da tela que é o carro-chefe de seu museu, o Malba, em Buenos Aires, não se mostrou muito "disposto" a um novo empréstimo da tela, que veio ao Brasil em 2008, para uma retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, e em 2011, para uma mostra em Brasília — na ocasião, aliás, a presidente Dilma Rousseff posou ao lado da pintura.

Também não temos o original de "A Negra" (1923), porque o MAC (Museu de Arte Contemporânea) de São Paulo está em reinauguração e não podia emprestar. A solução foi trazer "Antropofagia" (1929).
Em "Antropofagia" (1929), para o curador da exposição no Rio, estão reunidos os personagens das telas "Abaporu" e "A negra" — esta última, conta ele, foi criada pela artista a partir de uma foto de sua babá. O retrato dela foi encontrado pela família de Tarsila num de seus diários e será parte da montagem carioca. Outro dos diários, o de viagens que ela fez quando casada com Oswald de Andrade, foi usado como fio condutor da exposição.

— Tarsila pega notas de restaurantes, bilhetes de viagens de trem, fotografias, pouquíssimas coisas escritas e cria um diário visual da viagem. Não é textual. Isso tem uma forma um pouco caótica. Não se tem domínio absoluto de uma recordação. As memórias surgem no momento e vão sendo coladas no papel de uma maneira um tanto aleatória — conta o curador.

Inspirado pelo diário visual da modernista, ele optou por não organizar as obras no CCBB a partir de classificações acadêmicas. "Tarsila do Amaral — Percurso afetivo" é, como define, "uma mostra de colagens de obras da artista".

A proposta livre permitiu a Abdalla, por exemplo, agrupar três telas em que Tarsila retrata o Rio no que chama de "trilogia carioca". Assim, o público verá na sequência "Morro da favela", "Estrada de ferro Central do Brasil" e "Carnaval em Madureira", telas que são da fase conhecida como "Pau brasil", todas de 1924, ano em que ela chegou à capital fluminense.

Do Rio, Tarsila e os modernistas partiram para Minas Gerais, onde, conta Abdalla, fazem "a redescoberta do Brasil, em que se valoriza o barroco mineiro".

Dois anos depois da chegada ao Rio, Tarsila abre sua primeira individual em Paris, com crítica bastante favorável. No mesmo ano, ela se casa com Oswald de Andrade, e os dois viajam pela Europa e pelo Oriente Médio.

— Conta a lenda que a beleza estonteante de Tarsila parava pessoas nas ruas de Paris. Ela sempre teve essa coisa de mito da mulher deslumbrante, bonita, elegante, com dinheiro e talento. Mas não gosto de deixar de lembrar que, ao mesmo tempo, ela teve a vida muito marcada pela tragédia — defende.

Dor e esplendor

Tarsila perdeu a única filha, Dulce, e, mais tarde, a única neta, Beatriz, que pintou em vários retratos. Sua família, bastante rica, perdeu recursos na Crise de 1929.

Ainda assim, o esplendor de Tarsila é presença marcante na exposição seja pela exuberância de cores nas telas ou pelos objetos pessoais. Uma estola e um bracelete criados para ela por Paul Poiret, o estilista da alta sociedade francesa na década de 1920, foram cedidos pela família para a montagem.

A responsável pela obra de Tarsila entre os descendentes da modernista é sua sobrinha-neta, que carrega seu nome — e ganhou o apelido carinhoso de Tarsilinha, para se diferenciar da célebre tia-avó. Ela ainda cedeu para a mostra no CCBB pincéis, espátulas e um Moleskine com desenhos e anotações.
— É sempre um conjunto tão bonito de ser exibido reunido — diz Tarsilinha, 47 anos, que tinha oito quando a artista morreu, em decorrência de complicações após uma operação na vesícula, em 1973. — Era uma tia muito próxima, eu era a queridinha. Me lembro tanto dela, dos corredores da casa na (rua) Albuquerque Lins (em Higienópolis, São Paulo), da sala, dos quadros, de nós duas na casa.

Tarsilinha, que organizou o catálogo raisonné da artista, diz que conseguir 85 obras de Tarsila é "uma tarefa árdua". O curador concorda. Para ele, os colecionadores têm uma relação afetiva com a obra da artista.
O curioso é que Tarsila começou a expor justamente no Rio, em 1929, e o fez, sem intervalos, durante todo o período de 1933-69; no entanto, há 43 anos as obras da artista não encantam os olhos cariocas em uma exposição individual e de grande porte.

Sobre Tarsila

Nascida em 1886, em Capivari, São Paulo, Tarsila teve uma infância privilegiada, sua família era dona de terra, produtora de café. O contato com o mundo das artes acontece cedo em sua vida nos saraus de família. Aos 16 anos, vai estudar em Barcelona onde começou a se dedicar ao desenho. Ao voltar para o Brasil, em 1906, casa-se com o homem escolhido pela família.

Grupo dos 5

Depois de anos sufocada por um casamento convencional, Tarsila se revolta, divorcia-se. Torna-se uma mulher moderna. Abraça seu talento e começa a estudar artes com os escultores Zadig e Mantovani, e com o pintor Pedro Alexandrino. Na década de 20, segue para a França, onde frequenta a Academia Julian e o atelier do retratista Émile Renard. Em 1922, expõe no Salão dos Artistas Franceses, em Paris. Ao retornar para o Brasil é apresentada pela amiga e pintora Anita Malfatti aos irmãos intelectuais, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, e ao poeta Menotti Del Picchia, formando o famoso "Grupo dos 5", que teve vida curta, pois no final do mesmo ano ela retorna a Paris.

Fase antropofágica

Apaixonado por Tarsila, Oswald de Andrade segue-a pela Europa e eles travam uma parceria artística, pessoal e intelectual que muda o rumo da história da arte brasileira. Na mesma década, Tarsila passa a ter contato com pintores cubistas como Picasso e André Lothe e a sofrer influência do movimento cubista em sua arte. Em 1928, ela presenteia Oswald sua mais famosa tela, o Abaporu, palavra que em tupi significa "antropófago, homem que come carne humana". A partir daí dá-se o início de sua fase antropofágica, a mais brilhante de sua fenomenal carreira, introduzindo um novo caminho nas artes plásticas do país, com eco na vanguarda de Paris, capital mais influente do mundo artístico de então.

Fase de engajamento sócio-político

Outro momento marcante de sua carreira acontece em 1931. A separação de Oswald de Andrade e a viagem que fez à União Soviética resultam na fase de seu engajamento sócio-político. É quando Tarsila corajosamente cria duas obras-primas da desigualdade e opressão sociais - "Operários" (1933) e "2ª Classe" (1933) -, em um Brasil sem consciência social alguma, dominado pelas elites do café e de uma política retrógrada.

Legado

Tarsila do Amaral faleceu em 1973, aos 86 anos. Além de deixar um legado de talento, originalidade, inovação estética, coragem e feminismo, fincou o nome do Brasil na História da Arte Moderna do século 20.

Tarsila do Amaral - Principais Obras (com data em que foram pintadas)


- Pátio com Coração de Jesus (Ilha de Wight) - 1921
- A Espanhola (Paquita) - 1922
- Chapéu Azul - 1922
- Margaridas de Mário de Andrade - 1922
- Árvore - 1922
- O Passaporte (Portait de femme) - 1922
- Retrato de Oswald de Andrade - 1922
- Retrato de Mário de Andrade - 1922
- Estudo (Nú) - 1923
- Manteau Rouge - 1923
- Rio de Janeiro - 1923
- A Negra - 1923
- Caipirinha - 1923
- Estudo (La Tasse) - 1923
- Figura em Azul (Fundo com laranjas) - 1923
- Natureza-morta com relógios - 1923
- O Modelo - 1923
- Pont Neuf - 1923
- Rio de Janeiro - 1923
- Retrato azul (Sérgio Milliet) - 1923
- Retrato de Oswald de Andrade - 1923
- Autoretrato - 1924
- São Paulo (Gazo) - 1924
- A Cuca - 1924
- São Paulo - 1924
- São Paulo (Gazo) - 1924
- A Feira I - 1924
- Morro da Favela - 1924
- Carnaval em Madureira - 1924
- Anjos - 1924
- EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) - 1924
- O Pescador - 1925
- A Família - 1925
- Vendedor de Frutas - 1925
- Paisagem com Touro I - 1925
- A Gare - 1925
- O Mamoeiro - 1925
- A Feira II - 1925
- Lagoa Santa - 1925
- Palmeiras - 1925
- Romance - 1925
- Sagrado Coração de Jesus I - 1926
- Religião Brasileira I - 1927
- Manacá - 1927
- Pastoral - 1927
- A Boneca - 1928
- O Sono - 1928
- O Lago - 1928
- Calmaria I - 1928
- Distância - 1928
- O Sapo - 1928
- O Touro - 1928
- O Ovo (Urutu) - 1928
- A Lua - 1928
- Abaporu - 1928
- Cartão Postal - 1928
- Antropofagia - 1929
- Calmaria II - 1929
- Cidade (A Rua) - 1929
- Floresta - 1929
- Sol Poente - 1929
- Idílio - 1929
- Distância - 1929
- Retrato do Padre Bento - 1931
- Operários - 1933
- Segunda Classe - 1933
- Crianças (Orfanato)- 1935/1949
- Costureiras - 1936/1950
- Altar (Reza) - 1939
- O Casamento - 1940
- Procissão - 1941
- Terra - 1943
- Primavera - 1946
- Estratosfera - 1947
- Praia - 1947
- Fazenda - 1950
- Porto I - 1953
- Procissão (Painel) - 1954
- Batizado de Macunaíma - 1956
- A Metrópole - 1958
- Passagem de nível III - 1965
- Porto II - 1966
- Religião Brasileira IV - 1970

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aula do Capítulo 5: A Terra e o Universo

Olá amigos!

Para baixar os slides do capítulo 5, basta clicar abaixo. Mas clique somente em baixar arquivo. Não clique em mais nada nesse site, ok!

Grande abraço!

Eloir

http://www.mediafire.com/?7e537cw10psuge3

Grande abraço!

domingo, 22 de abril de 2012

Ficha de avaliação da obra

Para baixar a ficha de avaliação da obra, do projeto "Pega e lê", basta clicar no link abaixo:

http://www.mediafire.com/?1ggho6bps005h61

Grande abraço!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESPANHOL 1ª SÉRIE E.M.

Estimados alumnos, aquí les envío un enlace (link) para que practiquen la formación del plural en español. Quien vea este mensaje, por favor avise a los demás compañeros de clase.

Abrazos y buen fin de semana.

Ivan

http://www.aplicaciones.info/lengua/morfo07.htm

domingo, 8 de abril de 2012

Alunos da 1ª Série do Ensino Médio

Queridos, acessem este link, pois ele contém material para pesquisa em nosso curso. http://www.youtube.com/watch?v=0NU5fu1rujM&feature=relmfu

sexta-feira, 2 de março de 2012

Espanhol 2ª série

Estimados alumnos, aquí les envío un resumen de la clase de hoy sobre Pretérito Perfecto compuesto, así como un enlace (link) de un sitio de internet con ejercicios que ustedes pueden hacer y comprobar sus respuestas.

Abrazos,

Iván

http://pot-pourri.fltr.ucl.ac.be/gra/exercices/verbo/preteritos05/verbos03/exe.cfm?serie=1

PRETÉRITO PERFECTO COMPUESTO
VERBOS REGULARES

EJEMPLOS:

MIGUEL HA TERMINADO SUS TAREAS.
ESTA SEMANA YO HE TRABAJADO MUCHO.
ROMARIO HA INSPIRADO A MUCHOS DELANTEROS.
¿VOSOTROS YA HABÉIS BEBIDO ESE VINO?

VERBO HABER EN PRESENTE + PARTICIPIO


PRESENTE DE HABER

YO HE
TÚ HAS
USTED HA
ÉL – ELLA HA
NOSOTROS(AS) HEMOS
VOSOTROS(AS) HABÉIS
USTEDES HAN
ELLOS – ELLAS HAN

AMAR VENDER IR

YO HE AMADO VENDIDO IDO
TÚ HAS ” ” ”
USTED HA
ÉL – ELLA HA
NOSOTROS HEMOS
VOSOTROS HABÉIS
USTEDES HAN
ELLOS – ELLAS HAN

ALGUNOS MARCADORES DEL P. PERFECTO COMPUESTO
TIEMPOS NO TERMINADOS (HOY, ESTA SEMANA, ESTE AÑO, ESTE MES, ETC), YA, TODAVÍA, ÚLTIMAMENTE, ETC

Espanhol 3ª série E. M.

Estimados alumnos, les estoy enviando el enlace (link) que complementa la clase sobre Pretérito Pluscuamperfecto de Subjuntivo y algunos ejercicios. Espero que sean útiles.
http://www.123teachme.com/learn_spanish/sp_preterito_pluscuamperfecto_usos_d
http://www.ver-taal.com/ej_subjuntivoimperfecto_formacion.htm
http://pot-pourri.fltr.ucl.ac.be/gra/exercices/verbo/preteritos07/verbos01/exe.cfm?serie=1

Abrazos,

Iván

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Espanhol 1ª série E.M.

Estimados alumnos, aquí les mando un enlace (link) para complementar la clase sobre el género del sustantivo. Empiecen a estudiar para el test.
Abrazos,

Iván
http://www.aplicaciones.info/lengua/morfo06.htm

domingo, 12 de fevereiro de 2012

9° ANO Presente de Subjuntivo Regular e Irregular

Prezados alunos, estou enviando um resumo da aula de quinta-feira, em especial para os alunos que são novos na escola e não viram essa matéria no ano passado. Na quinta (16/02) vamos corrigir as págs. 8, 9, 10, 11 e 20 do livro.
Abraços,

Ivan

VERBOS REGULARES

LOS VERBOS DE PRIMERA CONJUGACIÓN TIENEN COMO VOCAL TEMÁTICA LA “E” EN TODAS LAS CONJUGACIONES. EJEMPLO: CANTAR

CANTE – CANTES – CANTE – CANTEMOS – CANTÉIS - CANTEN

LOS VERBOS DE 2ª (-ER) Y 3ª (-IR) CONJUGACIÓN TIENEN UNA “A” COMO VOCAL TEMÁTICA. EJEMPLOS: BEBER / PARTIR

BEBA – BEBAS – BEBA – BEBAMOS – BEBÁIS – BEBAN
PARTA – PARTAS – PARTA – PARTAMOS – PARTÁIS - PARTAN


VERBOS IRREGULARES


PTE. DE INDICATIVO → PTE. DE SUBJUNTIVO

TENER
YO TENGO → QUE YO TENGA

PODER
YO PUEDO → QUE YO PUEDA



SALIR
YO SALGO → QUE YO SALGA
IR
QUE YO VAYA
SER
QUE YO SEA
SALIR
YO SALGO → QUE YO SALGA
IR
QUE YO VAYA
SER
QUE YO SEA
SALIR
YO SALGO → QUE YO SALGA
IR
QUE YO VAYA
SER
QUE YO SEA

SALIR
YO SALGO → QUE YO SALGA

IR

QUE YO VAYA

SER

QUE YO SEA

TENER
QUE YO TENGA
QUE TÚ TENGAS
QUE USTED TENGA
QUE ÉL – ELLA TENGA
QUE NOSOTROS (AS) TENGAMOS
QUE VOSOTROS (AS) TENGÁIS
QUE USTEDES TENGAN
QUE ELLOS – ELLAS TENGAN

SALIR
QUE YO SALGA
QUE TÚ SALGAS
QUE USTED SALGA
QUE ÉL – ELLA SALGA
QUE NOSOTROS (AS) SALGAMOS
QUE VOSOTROS (AS) SALGÁIS
QUE USTEDES SALGAN
QUE ELLOS – ELLAS SALGAN

SER
QUE YO SEA
QUE TÚ SEAS
QUE USTED SEA
QUE ÉL – ELLA SEA
QUE NOSOTROS (AS) SEAMOS
QUE VOSOTROS (AS) SEÁIS
QUE USTEDES SEAN
QUE ELLOS – ELLAS SEAN

IR
QUE YO VAYA
QUE TÚ VAYAS
QUE USTED VAYA
QUE ÉL – ELLA VAYA
QUE NOSOTROS (AS) VAYAMOS
QUE VOSOTROS (AS) VAYÁIS
QUE USTEDES VAYAN
QUE ELLOS – ELLAS VAYAN

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS / PREPOSIÇÕES COM ARTIGOS

Caros alunos, este é um resumo da aula desta semana. Essa matéria será cobrada no teste.
Abralos,

Ivan

ARTÍCULOS DEFINIDOS

1. EL FÚTBOL BRASILEÑO ES MUY RECONOCIDO.
2. LA CRISIS MUNDIAL SE ESTÁ AGRAVANDO.
3. LOS FUTBOLISTAS GANAN MUCHO DINERO.
4. LAS MODELOS BRASILEÑAS SON FAMOSAS.


ARTÍCULOS INDEFINIDOS

1. NECESITO UN DICCIONARIO DE ESPAÑOL.
2. MARCOS VA A SALIR CON UNA AMIGA.
3. MI PADRE VA A CENAR CON UNOS CLIENTES.
4. ELISA REVISARÁ UNAS TRADUCCIONES .

ARTÍCULO NEUTRO “LO”


•NO SE DEBE UTILIZAR EL NEUTRO “LO” COMO ARTÍCULO DEFINIDO MASCULINO SINGULAR.

EL ARTÍCULO NEUTRO "LO" ES USADO EN LOS SIGUIENTES CASOS:

• LO MEJOR DEL INTERNET ES TENER NOTICIAS EN TIEMPO REAL ( CON ADJETIVO).
• RECUERDA SIEMPRE LO MUCHO QUE TE QUIERO (CON ADVERBIO).
• LO QUE ME GUSTA DE TI ES TU SINCERIDAD (ORAC. INTROD POR “QUE”).
• MESERO, SÍRVAME LO DE SIEMPRE, POR FAVOR (CON ORAC. INTROD. POR PREPOSICIONES).


CONTRACCIÓN PREPOSICIÓN + ARTÍCULO



PREPOSICIÓN “A” + ARTÍCULO “EL”
• Pablo va al trabajo en metro.
• Marisol espera a la profesora en el colegio.
• Abel conoce a los padres de Ana.
• Adela visita a las personas necesitadas.


PREPOSICIÓN “DE” + ARTÍCULO “EL”
• Ese libro es del alumno.
• María es de la clase nocturna.
• El uniforme de los alumnos está limpio.
• Una de las causas de las inundaciones es la cantidad de basura que hay en las calles.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Poluição atmosférica e clima

Amigos do 6º ano!!!

Slide do último capítulo postado!
Clique no link abaixo e quando abrir a página, clique SOMENTE em “Click here to start download from MediaFire..” para baixar o arquivo.

http://www.mediafire.com/?kn3rk7io16trh05

Grande abraço!
Eloir

Slides 8o ano

Amigos do 8º ano!!!

Slides postados novamente.

- Índia e China: http://www.mediafire.com/?uhy59cioyh8o15e

- Sudeste da Ásia: http://www.mediafire.com/?nuufo3onuedlo4e#1

Eloir e Jónatas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NUMERAIS CARDINAIS

Caros alunos, envio informação sobre os numerais cardinais em espanhol. A matéria da prova será a matéria do teste mais numerais cardinais (do zero ao mil) e o vocabulário do texto da pág. 74.

Los números cardinales son los que expresan una cantidad de personas, animales o cosas.

Escritura
Los primeros treinta números cardinales se escriben con una sola palabra (ver pág. 70 del libro). A partir del treinta y uno (31), hasta el noventa y nueve (99), se separan en las dos cifras que componen el número cardinal por la conjunción "y". No se coloca "y" entre centena y unidad, tampoco entre millar y unidad ni entre millar y centena; sólo entre decena y unidad hasta el 30. A partir del 101, se usa la palabra "ciento". Ejemplos:

16 = Dieciséis
29 = Veintinueve
31= Treinta y uno
87 = Ochenta y siete
100 = Cien
109 = Ciento nueve
122 = Ciento veintidós
943 = Novecientos cuarenta y tres

Del 0 al 30, los números 16, 22, 23 y 26 son acentuados.

Abraços e estudem para as provas!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EJERCICIOS DE REVISIÓN DE ESPAÑOL 3ª SÉRIE

Estimados alumnos, aquí les envío algunos ejercicios para que practiquen para la evaluación del viernes. Abrazos,

Iván

Después de leer atentamente el siguiente fragmento extraído de un artículo de un periódico digital, responde a lo que se solicita.

Castro y el amor en México

"El amor me absolverá, la pasión secreta de Fidel Castro en México", es el título de un libro publicado recientemente en el que la escritora y activista feminista Isabel Custodio habla, por primera vez en casi 50 años, de su romance con Fidel Castro.

¿Por qué se decidió a escribir esta historia?
Todos estos años de silencio pasaron y yo me dediqué a mis cosas. Pero toda la gente que me rodeaba, mi familia y los amigos que estaban al tanto de que esta historia, siempre me decían "es que
es una historia maravillosa y tú tienes que contarla". Un día me dije hoy es el día que voy a contar mi historia, y me senté y lo hice.
¿Cómo describiría esta historia?
Como tú te podrás haber dado cuenta, el libro es como una novela de suspenso, parece una película, y así es como yo lo escribí.
¿Cómo conoció a Castro?
Yo lo conocí por esta cercanía que teníamos con los cubanos, que tenían mis padres. Por la casa de mis padres pasaban todos los exiliados cubanos que salían de la dictadura de Batista y que eran todos de izquierda, unos comunistas, unos socialistas, otros anarquistas, pero toda era gente con una formación de izquierda.
Todos pasaban por la casa de mis padres y ahí se quedaban, 4 o 5 días, les dábamos de comer, vivían allí, y luego se iban y venían otros y eso fue siempre así. Yo estaba acostumbradísima estar tratando con exiliados, primero fueron los españoles, y luego a mi casa comenzaron a llegar cubanos.
Así que este romance se dio porque éramos dos seres que estábamos metidos en lo mismo, él tenía un ideal de crear una nueva sociedad y un nuevo país, y yo también estaba haciendo ese mismo tipo de trabajo con mujeres igual de jóvenes que yo, todas adolescentes, que estábamos estudiando en la universidad pero que también creíamos en la liberación de la mujer. Metidos como estábamos en el mismo camino, era muy lógico que nos encontráramos. […]

1. ¿A quién se refieren los pronombres destacados (lo, te, les, nos)?

I. Completa los espacios utilizando los pronombres complemento. Sólo puedes completar UN espacio, el cual servirá tanto para completar con un complemento como con dos complementos.

a) Fernanda, la blusa que me prestaste _________ voy _______ a _________ lavar _____________ mañana.

b) Señor, la macarronada que pidió, ___________ vamos a ___________ traer _________ enseguida.

c) Ayer dieron la película El Hombre Araña 2 en la tele, pero no __________ vi__________.

II. Completa las frases con la locución adverbial de modo adecuada.

a)El hipermercado Makro vende la mayoría de sus productos
____________________________

b)Andrés hizo las tareas de la escuela ____________________________ para no perder tiempo y poder jugar con sus amigos.

c)La mayoría de los cariocas van ______________________ a la playa.

III. Transforma los verbos destacados al uso del Voseo.

Mafalda: Salud, Miguelito. ¿Algo bueno en la TV?
Miguelito: Recién la enciendo. Pero parece que si primero te pones desodorante, luego comes salchichas y después te compras un lavarropas, tienes que ser muy tarado para no ser feliz.

IV. Responde a las siguientes preguntas sustituyendo las partes destacadas por pronombres.

a)¿Vas a ver la última película de Almodóvar?
Si, ________________________.

b)Raquel, ¿Cuándo me vas a traer la revista que te presté?
__________________________ mañana.

c)¿Quién le dio los trabajos a José?
Roberta ______________________ dio.

CLAVE DE RESPUESTAS

TEXTO:

Lo = contar la historia / escribir la historia
Te = Periodista que hace la entrevista
Les = Cubanos exiliados
Nos = Isabel y Fidel Castro

I.a) te la voy a lavar … / Voy a lavártela …
b) se la vamos a traer … / vamos a traérsela …
c) … la vi.

II.a) … al por mayor.
b) … en un santiamén…
c) … a menudo …
III. ponés – comés – comprás – tenés

IV. a) Sí, la voy a ver / Sí voy a verla
b) Te la voy a traer … / Voy a traértela mañana.
c)… se los dio.

¡ESTUDIEN BASTANTE PARA EL TEST!