quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Acampamento na Bienal

#Acampamento na Bienal 

Não conta lá em casa. Aventuras e desventuras de viajar sem os pais 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 15h00 
Convidado: André Fran 
O convidado: Escritor, roteirista e realizador audiovisual. Um dos criadores do "Não Conta Lá em Casa", do Multishow e colaborador de revistas e jornais especializados em viagens. 
O encontro: O realizador conversa sobre seu último livro, as viagens dos jovens, a transgressão fora de casa, a diversidade cultural e o programa de TV. 

O Marco Civil: querem "regrar" a internet? 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 17h00 
Convidado: Alessandro Molon 
O convidado : Advogado e professor, atualmente Deputado Federal pelo PT do Rio de Janeiro e membro das comissões de Constituição e Justiça e Cidadania, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Educação e Cultura. 
O encontro: O Marco Civil da Internet deve ser encarado como uma proteção aos direitos civis dos brasileiros, ou como uma ameaça às liberdades que todos imaginam ter na internet? 

A economia criativa, os jovens e o Rio de Janeiro do Século XXI 
30 de Agosto, Sexta-Feira - 19h00 
Convidado: Sérgio Sá Leitão 
O convidado: É jornalista e gestor público brasileiro. É atualmente Secretário de Cultura do Rio de Janeiro e foi presidente da RioFilme. Foi repórter, colunista e editor da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil, além de diretor de redação do Jornal dos Sports. É co-autor dos livros "Futebol-arte: a cultura e o jeito brasileiro de jogar" (1998) e "Marketing esportivo ao vivo" (2000). 
O encontro: Os novos tempos e a economia criativa, um dos campos de maior interesse dos jovens e que representa uma verdadeira perspectiva de realização pessoal e profissional. Quais as oportunidades no Rio de Janeiro? 

Histórias de Fada para quem vive na selva de pedra 
31 de Agosto, Sábado - 15h00
Convidado: Carolina Munhóz 
O convidado: Jornalista e escritora. Correspondente do site Potterish. Autora dos livros "A Fada", "O inverno das fadas" e "Feérica". 
O encontro: A cultura feérica em detalhes e o sentido de contar histórias sobre fadas no mundo 
contemporâneo. Por que tanta gente se interessa? 

Escritos e escritores de literatura fantástica no Brasil 
31 de Agosto, Sábado - 17h00 
Convidado: Raphael Draccon 
O convidado: Romancista, editor e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Curador de literatura fantástica do grupo editorial Leya BR e coordenador editorial do selo Fantasy - Casa da Palavra. 
O encontro: Por onde vai o gosto dos jovens quanto o assunto é a leitura? Um papo aberto com o escritor e também coordenador editorial de um selo que se dedica a um gênero de sucesso, mas que ainda conta com poucos autores no Brasil. 

Como entrar pela porta dos fundos e sair pela porta da frente? 
01 de Setembro, Domingo - 15h00 
Convidado: Equipe Porta dos Fundos 
O convidado: É um coletivo criativo que produz conteúdo audiovisual voltado para a web com qualidade de TV e liberdade editorial de internet. Idealizado por Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregório Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, é um dos canais de vídeo mais acessados do YouTube. 
O encontro: A experiência por trás de uma das mais bem sucedidas experiências de vídeo na internet do Brasil. Os novos hábitos de consumo e transformações nas culturas juvenis. 

Pensar e agir como os jovens 
01 de Setembro, Domingo - 17h00 
Convidado: Isadora Faber 
O convidado: Tornou-se muito conhecida ao criar no Facebook uma página sobre sua escola em Florianópolis. Em fevereiro de 2013, ela entrou na lista do jornal Financial Times com 25 brasileiros a serem acompanhados.
O encontro: A jovem que ficou conhecida nacionalmente pelo seus posts no sobre da escola que frequentava, numa conversa sobre a participação juvenil nos rumos da nação e o seu livro de estréia: "Diário de Classe". 

Brinquedos se transformam em ferramentas de criação 
03 de Setembro, Terça-Feira - 15h00 
Convidado: Antônio Thiele 
O convidado: Designer e estudioso das interações homem máquina. Ligado ao departamento de artes e design da PUC-Rio. 
O encontro: Jovens que cresceram dentro de uma cultura de games inventam soluções para os problemas atuais sem deixar de lado a ludicidade, a jogabilidade, a interatividade proporcionada pelos jogos. 

O código élfico em Santo Ossário do Brasil 
03 de Setembro, Terça-Feira - 17h00 
Convidado: Leonel Caldela 
O convidado: Leonel Caldela é autor da "Trilogia da Tormenta", série de romances de fantasia medieval. Em conjunto com vários suplementos de sua autoria, a trilogia ajudou a redefinir o cenário de RPG "Tormenta", o maior do mercado nacional. Também escreveu "O caçador de apóstolos" e "Deus Máquina", romances de fantasia medieval. Atua desde 2002 como tradutor de RPG, e desde 2010 como editor de RPG da editora Jambô. Em 2013, lançou o romance O código élfico. 
O encontro: Conversa sobre a criação literária a partir do trabalho do autor, que associa elementos de fantasia e criação com complexas referências de um mundo contemporâneo dominado por conflitos internacionais, mega empresas, avanços genéticos e sectarismo religioso. 

A última princesa: fantasia de inspiração histórica 
04 de Setembro, Quarta-feira - 15h00 
Convidado: Fabio Yabu 
O convidado: Escritor e criador de quadrinhos, TV e literatura infantil e juvenil. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão "Combo Rangers" e "Princesas do Mar". É colunista da Revista DM e podcaster do Nerdcast.
O encontro: A literatura de inspiração histórica desperta interesse de leitores e escritores. A antiguidade,a Idade Média, os impérios, com seus heróis e princesas. Um passeio pelo imaginário e as referências histórica do multiartista Fabio Yabu. 

Machu Picchu: na trilha das famílias 
04 de Setembro, quarta-feira - 17h00 
Convidado: Tony Bellotto 
O convidado: Músico e escritor brasileiro. É guitarrista e compositor da banda de rock "Titãs" desde a sua criação, nos anos 1980. Tony também é apresentador do: "Afinando a Lingua" no canal Futura e o seu personagem ficcional mais conhecido é o o detetive Bellini, protagonista de três dos seus livros. 
O encontro: Famílias em crise estão em evidência no último livro de Belloto, que mergulha nas relações humanas e intergeracionais, sempre importantes para as culturas jovens. 

Qual vai ser a próxima killer application? 
05 de Setembro, Quinta-Feira - 15h00 
Convidado: Marcelo Pereira 
O convidado: Desenvolvedor, pesquisador e professor no campo das mídias digitais. 
O encontro: As novas tecnologias são, para muitos, uma promessa de carreira meteórica, enriquecimento rápido e solução dos problemas da educação. Isso é verdade? Como pensar tudo numa perspectiva crítica? Qual vai ser a próxima killer application? 

Como se faz um amigaozão? 
05 de Setembro, Quinta-Feira - 17h00 
Convidado: Andrés Lieban 
O convidado: É formado em Artes Plásticas e trabalha com animação há mais de 20 anos, acumulando inúmeros prêmios nacionais e internacionais com seus curtas e séries em eventos como Anima Mundi, Festival de Chicago, Divercine, Licensing Challenge/ MipCom Jr. e Preux Janeusse Iberoamericano. Criador e diretor das séries “Meu AmigãoZão” (melhor programa infantil da TV de 2010 pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte) e “Quarto Do Jobi”, é também sócio e Diretor Criativo da produtora 2DLab.
O encontro: O universo narrativo e da criação em um dos campos mais dinâmicos da economia criativa: a animação. Como e por que tantos jovens são atraídos por criar histórias, quadrinhos e personagens, sendo aceitos e respeitados profissionalmente mundo afora. 

O que não se aprende na internet? 
06 de Setembro, Sexta-feira - 15h00 
Convidado: Natália Menhém 
O convidado: Sócia-fundadora da Sustenta Projetos Socioeconômicos, Natália Menhem é cientista social. Realiza estudos socioeconômicos, projetos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, diagnóstico e análise de impactos socioeconômicos, projetos de empoderamento e fortalecimento de negócios sociais. É diretora-presidente do Instituto Artivisão desde 2011, organizadora do TEDxBeloHorizonte e embaixadora regional do TEDx em 2013. 
O encontro: Jovens gostam de aprender pelo audiovisual. O TEDx é uma das maiores e mais bem sucedidas fontes de conhecimento disponíveis na internet. Mas, o que pensa a embaixadora do TEDx no Brasil, o que não se pode aprender pela internet. 

Fortes emoções para gente nova 
06 de Setembro, Sexta-feira - 17h00 
Convidado: Paula Pimenta 
O convidado: Publicitária e escritora. Trabalhou na Rede Minas, no programa "Brasil das Gerais" e como assessora de marketing no Minascentro. Sua carreira de escritora começou em 2001, com o lançamento do livro de poemas "Confissão". É mais conhecida pelas séries "Fazendo meu Filme" e "Minha Vida Fora de Série". Atualmente também colunista da Veja e do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte. 
O encontro: Histórias e personagens que falam alto para um público exigente, crítico e cada vez mais bem informado: os teens. 

Nu aos 50 
06 de Setembro, Sexta-Feira - 19h00 
Convidado: Zeca Camargo 
O convidado: Apresentador e jornalista nascido em Uberaba. Atualmente, é editor-chefe e apresentador do Fantástico, da Rede Globo.Zeca começou sua carreira como repórter de música em 1987, na Folha de S. Paulo e, em 1989, tornou-se correspondente do jornal em Nova York. No início de 1990, Zeca foi convidado pela MTV, que se preparava para estrear no país, para ser o diretor de jornalismo da emissora e apresentador do jornal MTV no ar. Ele também escreveu livros como "A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagem", e mais recentemente "Nu". 
O encontro: Conversa com o jornalista, autor e apresentador de TV sobre sua biografia e a trajetória pessoal. Um mergulho na experiência de pensar e escrever sobre si mesmo, mas sem perder o jovialidade e o humor. 

Guia prático para entender os nerds 
07 de Setembro, Sábado - 15h00 
Convidado: Eduardo Spohr 
O convidado: A paixão pela literatura e pelo estudo da História o levaram a estudar Comunicação Social. Trabalhou como repórter no "Cadê Notícias", na StarMedia, no iG, como analista de conteúdo do Ibest e depois como editor do portal Click 21. Hoje, além de seus projetos autorais, é consultor de roteiro e ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”, na faculdade Hélio Alonso (FACHA), do Rio. 
O encontro: Autor de sucesso, fonte de inspiração para jovens escritores e leitores brasileiros, Spohr também é um conhecedor dos hábitos e da cultura nerd. Uma conversa sobre literatura, escritores e comportamento contemporâneo. 

Meu negócio é criar um mundo atrás do outro 
07 de Setembro, Sábado - 17h00 
Convidado: André Vianco 
O convidado: André começou a escrever profissionalmente para a rádio Jovem Pan na seção de humor. Seu primeiro best-seller foi "Os Sete", lançado em 2000. Já dirigiu três curta-metragens e também produziu e dirigiu o piloto de seriado "O turno da noite" para TV em 2010. Hoje atua comoroteirista para a Rede Globo. 
O encontro: Para entender e desvendar os diferentes universos criados pelos escritores, uma conversa com um brasileiro que se declara um "criador de mundos". Por que os mundos inventados são tão interessantes e atrativos? 

Não faz sentido: ganhar dinheiro com vídeo grátis! 
08 de Setembro, Domingo - 15h00.
Convidado: Felipe Neto 
O convidado: Vencedor da categoria Webstar do VMB, Felipe Neto pode ser considerado o vlogger mais conhecido do Brasil. Após trabalhar como ator e apresentador em canais de televisão, investiu na carreira de empresário ao criar a Parafernalha. Seus vídeos alcançam milhões de visualizações e se tornaram referências, gerando questionamento e debates com temas polêmicos, muitas vezes relacionados à cultura pop. Hoje é CEO da empresa ParaMaker. 
O encontro: Encontro para conversar a sério sobre a experiência do autor, relatada em seu livro mais recente, ao escolher o vídeo na internet como uma opção de vida e de carreira.